Prefeitura de Fabriciano mantém alerta e atendimento às famílias atingidas pelas chuvas

Para o início da semana, a expectativa é que a chuva dê uma trégua conforme os órgãos de meteorologia

Por Plox

10/01/2022 09h17 - Atualizado há mais de 2 anos

A Defesa Civil de Coronel Fabriciano realizou na tarde de ontem (domingo), 9, novo balanço sobre a situação das chuvas no município. Para o início da semana, a expectativa é que a chuva dê uma trégua conforme os órgãos de meteorologia. 

Mas o município continua em alerta e a situação é bastante preocupante, sobretudo, com o nível do Rio Piracicaba, que já extrapolou a cota de inundação de 6,20 metros e continua a subir. No início da tarde de ontem, o rio já havia atingido 7,52 metros. “Como chove bastante na cabeceira do Piracicaba é possível que o nível do rio suba ainda mais”, alerta a coordenadora de Prevenção de Riscos e Defesa Civil da cidade, Rebecca Emilly.

Foto: Divulgação / PMCF

 

Até o momento, os bairros mais atingidos foram Manoel Domingos, Dom Helvécio (Prainha) e Mangueiras. Agora, a atenção se volta aos bairros às margens do Ribeirão Caladão, que também está subindo devido à falta de vazão, com risco de alagamento em alguns pontos. Portanto, a Defesa Civil de Fabriciano já realiza o trabalho de orientação dos moradores nos bairros Manoel Maia, Frederico Ozanan, Judith Bhering e Floresta, inclusive, com o apoio na retirada preventiva de famílias em áreas de maior risco. Um alerta foi emitido ao final da tarde de ontem.

Foram montados dois pontos de apoio para atender as famílias desalojadas: E.M. Boa Vista (antiga E. E. Dr. Querubino), no bairro Santa Helena, e na Igreja N. Sra. da Penha, no Manoel Domingos. Nestes locais, são oferecidos serviços de alimentação, guarda de pertences e abrigo, para quem necessitar. No momento, o município não está recolhendo donativos.

Foto: Divulgação / PMCF

 

TRABALHO CONTINUA

As equipes da Defesa Civil, secretarias municipais e órgãos de proteção como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão nas ruas para garantir a segurança da população. Desde a tarde desse sábado, 8, é realizado o trabalho de orientação e assistência às famílias das áreas afetadas, levantamento de danos e necessidades mais emergências. 

Foto: Divulgação / PMCF

 

A Prefeitura também disponibilizou caminhões para auxiliar na retirada de móveis e pertences de pessoas que tiveram seus imóveis afetados. Equipes da limpeza urbana também estão nas ruas para garantir a limpeza e liberar vias que por ventura foram obstruídas. Equipes da Assistência Social da Prefeitura também trabalham na busca ativa e levantamento das famílias afetadas (desalojadas).

Nesta segunda-feira, 10, está prevista a reunião do Comitê de Crise onde serão apresentados o balanço completo das famílias afetadas, prejuízos causados pelas chuvas e as próximas ações da Prefeitura. 

SERVIÇO

Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, 193; Defesa Civil, 3406-7352; Polícia Militar, 190. 

Destaques