Belo Horizonte tem o 39º pior trânsito do mundo, diz pesquisa

Motoristas perdem 103 horas em congestionamentos

Por Plox

10/03/2023 11h22 - Atualizado há mais de 1 ano

elo Horizonte, a capital de Minas Gerais, é uma das cidades mais congestionadas do mundo, segundo o “TomTom Traffic Index 2022”, estudo internacional que analisa dados de trânsito de 390 cidades. O motorista belo-horizontino perdeu, em média, 103 horas em congestionamentos durante o ano passado, o que corresponde a mais de quatro dias e sete horas parados no trânsito. A cidade ocupa a 39ª posição do ranking global das cidades com o trânsito mais lento.

Foto: reprodução Google Maps

 

A pesquisa mostrou que, em 2022, os motoristas de Belo Horizonte dirigiram por 214 horas em horários de pico, com 48% desse tempo (103 horas) gastos em engarrafamentos. Além disso, o condutor belo-horizontino gastou R$ 548 a mais em gasolina por causa do trânsito parado.

O estudo também mostrou que um motorista da capital demora em média 22 minutos para percorrer um trajeto de 10 km. Em comparação, o condutor de Den Bosh, na Holanda, leva apenas 8 minutos e 40 segundos para percorrer a mesma distância, enquanto em Londres são necessários 36 minutos e 20 segundos.

Com a ampliação do horário do Parque Municipal Américo Renné Giannetti em Belo Horizonte, a prefeitura espera aumentar o número de visitantes no local. Porém, com o trânsito congestionado na cidade, a opção por parques e outras atividades fora do trânsito pode ser uma alternativa para aproveitar o tempo livre.

Veja também: 
Escala de vencimentos do IPVA 2023 começa em Minas Gerais na próxima segunda-feira

 

Destaques