Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Universidade mineira desenvolve vacina capaz de imunizar contra gripe e covid ao mesmo tempo

    Estudo está em fase pré-clínica, com camundongos. Próxima etapa será a testagem em seres humanos

    Por Plox

    10/09/2021 20h41 - Atualizado há 10 dias

    Uma vacina que imuniza contra a covid-19 e a gripe, ao mesmo tempo, está em desenvolvimento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O composto está em fase pré-clínica e tem previsão de ser testado em seres humanos no ano que vem.

    De acordo com a instituição, a pesquisa tem mostrado que a retirada da proteína do vírus da gripe impediu que ele se multiplique. Quando o mesmo processo foi feito com o coronavírus, a possibilidade se repetiu.

    Vacina ambivalente trabalha impedindo o ciclo da vida do vírus. Foto: reprodução/ Pixabay  

     

    Dessa forma, a ideia dos pesquisadores é impedir o ciclo de vida dos dois vírus. Atualmente, o desenvolvimento da vacina está em teste pré-clínico, com o uso de camundongos nos laboratórios da universidade. No ano que vem devem iniciar os exames em cidadãos. Apesar disso, a instituição ainda não tem recursos para as próximas fases.

    A UFMG ainda explicou que essa parte inicial do estudo é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]