Usiminas realiza 2ª edição do Prêmio Mobiliza pelos Caminhos do Vale

10/12/2019 16:18

Evento reconhece ações socioambientais e foi marcado pela entrega de troféus e prêmios como incentivo a projetos desenvolvidos em municípios parceiros

Publicidade

A Usiminas promoveu na noite desta segunda-feira, 10 de dezembro, no teatro Zélia Olguin, a entrega do 2º Prêmio Mobiliza pelos Caminhos do Vale. Um reconhecimento às iniciativas inovadoras e sustentáveis de municípios, estudantes, professores, escolas e instituições da comunidade. A homenagem foi direcionada a projetos que vêm contribuindo para os resultados do programa, desenvolvido pela Usiminas, em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), desde 2015.

Foram 224 projetos inscritos, dos quais 22 foram selecionados entre os finalistas, anunciados no evento e que concorreram nas categorias “Município Destaque”; “Destaque Acadêmico – Professor”; “Destaques Acadêmicos – Alunos”; “Gestão Eficaz de Recursos Hídricos”; “Ações Ambientais com foco na Eficiência Energética”; e “Pré-projeto Acadêmico”. A premiação de R$ 60 mil foi distribuída entre os vencedores de cada categoria.

usiminas-premio

Foto: divulgação/Usiminas
 

O especialista de Processos da Usiminas, Henrique Helcio Eleto dos Santos, realizou a entrega dos troféus e falou da importância do projeto que consolida todas as ações promovidas pelas cidades participantes do Mobiliza. “Este reconhecimento da Usiminas motiva a comunidade a desenvolver iniciativas socioambientais e deixa um legado muito importante para as próximas gerações. Não dá pra falar em transformação sem tocar o ser humano, por isto procuramos por meio deste programa mobilizar as pessoas para causas importantes que afetam a sociedade de maneira global. Acreditamos que o trabalho conjunto faz a diferença e conquista mais resultados”, afirma Helcio. 

A escola Escola Municipal Adelina Realina Costa, de Governador Valadares, conquistou o prêmio em três categorias, “Destaque Acadêmico - Professor e Aluno” e “Município Destaque”. De acordo com a professora Elisangela Martins Andrade, a premiação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido com o apoio dos alunos e toda comunidade. “Conquistar este prêmio nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, de que a sustentabilidade pode ser real, o que só depende de nós. E o fato deste projeto alcançar as escolas é muito importante, pois motiva nossas crianças a trabalhar junto aos professores na criação de novas estratégias de sustentabilidade”, explica a professora. 

A noite também foi marcada pela entrega do Troféu Parceria de Aço, concedido pela Usiminas a instituições que participam das iniciativas. Receberam a honraria, o CIMVA – pela excelente gestão, junto às prefeituras, da doação e aplicação do agregado siderúrgico na estradas; a FIEMG – pela parceira desde o início do programa Caminhos do Vale, com participação na estruturação do projeto; e o Instituto Interagir – pela realização do trabalho de mapeamento e recuperação das nascentes.

“Juntos conseguimos aplicar esse projeto que tem um imenso alcance social e tem beneficiado comunidades de diversas cidades do Leste de Minas. Só tenho a agradecer a Usiminas pela parceria”, disse Ailton Silveira, presidente do CIMVA e prefeito de Entre Folhas.

Veja as entrevistas:

 
Destaque Acadêmico – Aluno
1º lugar:

Mateus Fernandes Correia de Souza

Escola Municipal Adelina Realina Costa - Governador Valadares
Projeto: “Sucatas no meio ambiente não”

2º lugar:

Gabriel Silva Passos

CEPAI - Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral - Ipatinga
Projeto: “Aprendizagem criativa”

3º lugar: Raquel Pontes Oliveira Silva

Escola Municipal Dr. Gomes Lima - Dionísio
Projeto: “Consumo Consciente”

Destaque Acadêmico – Professor
Professora Elisangela Martins Andrade - Escola Municipal Adelina Realina Costa
Governador Valadares

 

Pré-projeto Acadêmico
Escola Municipal Hermes De Oliveira Barbosa - Ipatinga

 

Ações Ambientais Eficiência Energética
Jose Augusto de Jesus Ribeito - Braunas

Projeto: tijolo ecológico
Município Destaque
Governador Valadares

Projeto: “Mobilidade Sustentável”

 

Gestão Eficaz de Recursos Hídricos
Regiane Aparecida de Souza

Entre Folhas
Projeto: “Vida no Rio – Novos Começos”

Sobre o “Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale”

Desenvolvido há quatro anos pela Usiminas com o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), o “Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale” destina o agregado siderúrgico – oriundo do processo de produção de Aciaria – com alta resistência ao desgaste, para a pavimentação de estradas rurais na região. Em contrapartida à doação do produto pela Usiminas, as prefeituras participantes se comprometem com o desenvolvimento de programas socioambientais em prol das comunidades e com a recuperação de cursos de água. Entre outros resultados, o programa já aplicou 2,6 milhão de ton. De siderbrita. Beneficiando 1,3 milhão de pessoas. Recuperando 1,975 km de estradas rurais. Foram 25.500 mudas doadas por trimestre num total de 979.278 mudas plantadas. Atualmente 3,960 nascentes estão em processo de recuperação. E cerca e 25.344 litros /min de geração de água, equivalente ao consumo mensal de 49.766famílias com 4 pessoas.


 



Publicidade