Micro de Ipatinga também regride para onda vermelha; veja o que muda

O Governo de Minas Gerais permite que o município escolha se orientar pela macro ou pela microrregião, mas, como ambas estão na onda vermelha, municípios como Ipatinga e Santana do Paraíso não podem mais serem classificados como “onda amarela”

Por Plox

10/12/2020 17h42 - Atualizado há mais de 4 anos

Conforme apurado pelo PLOX, além da regressão da macrorregião do Vale do Aço, a microrregião de Ipatinga também regrediu de onda no programa Minas Consciente, ficando agora classificada como onda vermelha. 

O Governo de Minas Gerais permite que o município escolha se orientar pela macro ou pela microrregião, mas, como ambas estão na onda vermelha, municípios como Ipatinga e Santana do Paraíso não podem mais serem classificados como “onda amarela”. 

 

No caso de Timóteo, a microrregião de Coronel Fabriciano/Timóteo, a qual pertence, continua sendo classificada como onda amarela, então o município pode escolher como irá se orientar. 

A regressão foi anunciada nessa quarta-feira (10), e vale a partir do próximo sábado (12). 

Onda vermelha tem mudanças 

Houve algumas mudanças nas possibilidades quando um município é enquadrado na onda vermelha, de acordo com o programa. Anteriormente, todo o comércio considerado não-essencial deveria ser fechado. 

Na manhã desta quinta-feira (10), Nardyello Rocha, prefeito de Ipatinga-MG, anunciou que a Prefeitura vai adotar as medidas necessárias para manter o comércio aberto na cidade, após a Macrorregião do Vale do Aço retroagir para onda vermelha do programa Minas Consciente, do governo estadual, classificação que indica o nível da pandemia de coronavírus. 

Segundo Nardyello Rocha, o próprio governo do Estado autoriza que o comércio dos locais que estão na onda vermelha a abrir, porém, para isso, o município terá que adotar uma série de medidas para manter o funcionamento.

De acordo com o prefeito, uma das medidas é que o horário do comercio poderá ser ampliado, podendo funcionar de 8h às 22h.

Ainda segundo o prefeito, a decisão ocorreu após a Administração Municipal se reunir com o setor jurídico e com os médicos infectologistas, que estão acompanhando o caso a algum tempo.

Veja na íntegra, o vídeo divulgado pela Prefeitura, no qual o Nardyello anuncia a ampliação do horário de funcionamento do comércio.

 

Destaques