Timóteo homenageia enfermeiros nesta semana

Profissionais da área da saúde tiveram que se reinventar no autocuidado.

Por Plox

11/05/2021 16h49 - Atualizado há quase 3 anos

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo irá homenagear os profissionais da enfermagem nesta quarta-feira (12), às 14h, no auditório da Prefeitura e durante toda a semana.

Os participantes terão uma palestra motivacional com a enfermeira Kenia de Assis Boy, que possui mestrado em bioquímica e biologia molecular. O tema aborda “O Enfermeiro como Protagonista da Saúde”, levando a reflexão sobre as mudanças que aconteceram abruptamente em todos os cantos do mundo com a pandemia do novo Coronavírus. 

Foto: Divulgação PMT

 

Como lidar com os sentimentos de incerteza, medo e solidão de quem passa dias ou meses internado com covid-19. Os profissionais da saúde são os que mais acompanham todo o processo de dor e angústia e se esforçam para oferecer cuidados médicos, conforto físico e mental aos acometidos pela doença, servindo de interlocutores para as famílias. Os cuidados com os protocolos para evitar a contaminação por Covid-19 serão mantidos durante o encontro, como uso de máscara, álcool nas mãos, distanciamento de segurança e número reduzido de participantes.

Segundo Eduardo Morais, secretário de saúde de Timóteo, graduado em Enfermagem, a pandemia do novo Coronavírus trouxe impactos negativos para todas as áreas, mas nenhuma foi tão afetada quanto a Saúde. Enfermeiros e demais profissionais da área da Saúde, extrapolaram o dever de cuidar do bem-estar dos pacientes. Tiveram que se reinventar no autocuidado, apoiar ainda mais os colegas e servir de ponte entre a família e o paciente. Tudo isso, acrescido à missão diária de checar os níveis de saúde, ajudar na realização de exames e procedimentos e oferecer o apoio correto”, comenta Morais. 

De acordo com o secretário de Saúde, o trabalho dos enfermeiros é essencial no sistema de saúde em qualquer situação. No entanto, durante a pandemia a atuação dessas pessoas se tornou ainda mais relevante e necessária.


 

Destaques