Cemitério de carros emerge após temporais em Eldorado do Sul
Desastres naturais no Rio Grande do Sul resultam em centenas de mortes e deixam milhares de pessoas desabrigadas
Por Plox
11/05/2024 10h13 - Atualizado há cerca de 1 ano
Imagens divulgadas nessa sexta-feira (10) revelam um "cemitério de carros" submersos em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Carros e ônibus foram imersos pelas inundações provocadas pelas águas do Rio Jacuí, que desceram para o Lago Guaíba após os temporais que atingiram o estado.

Eldorado do Sul Devastada
Com mais de 90% do território alagado, Eldorado do Sul enfrenta um cenário devastador. Cerca de 40 mil habitantes foram forçados a deixar suas residências, buscando refúgio em abrigos improvisados ou casas de parentes.

Mortes e pessoas desaparecidas
De acordo com a última atualização da Defesa Civil nesta sexta-feira (10), o número de mortos devido aos temporais no Rio Grande do Sul subiu para 116, com uma morte ainda sob investigação. Os dados também indicam que 408 mil pessoas foram obrigadas a sair de casa desde que as tempestades começaram em 29 de abril.
Atualmente, 70.772 pessoas estão alojadas em abrigos, enquanto outras 337.346 buscaram refúgio em casas de amigos ou parentes. O total de feridos chega a 756, enquanto 143 pessoas permanecem desaparecidas.

Os temporais afetaram 437 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, impactando 1,9 milhão de pessoas, segundo os relatórios oficiais. A recuperação ainda deve levar tempo, pois as autoridades locais trabalham para restabelecer a ordem e prestar assistência aos afetados.