Vazamento de combustível em Viçosa provoca evacuação de residências e galpões
Medidas emergenciais são tomadas para conter derramamento após acidente com carreta
Por Plox
11/05/2024 10h50 - Atualizado há cerca de 1 ano
Em um grave incidente ocorrido em Viçosa, Zona da Mata de Minas Gerais, residências e instalações comerciais foram evacuadas devido ao tombamento de uma carreta que transportava 30 mil litros de combustível. O acidente aconteceu na última sexta-feira, próximo a um posto de combustíveis no Bairro de Fátima, gerando uma mobilização intensa de equipes de emergência.
Por volta das 14h40, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado após o veículo perder o controle e tombar enquanto se aproximava de um posto para descarga da mercadoria. No acidente, foram derramados cerca de 10 mil litros de óleo diesel e 20 mil de gasolina, causando não apenas a interdição das vias próximas, mas também a evacuação de três prédios, duas casas e dois galpões localizados nas imediações.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a situação foi especialmente complicada pelo fato de o tombamento ter impedido o fechamento das válvulas da carreta, o que levou a um vazamento contínuo de combustível. Em resposta, os bombeiros aplicaram Líquido Gerador de Espuma (LGE) para diminuir os riscos de explosão e incêndio. Ainda assim, parte significativa do combustível escoou para a rede de drenagem pluvial, apesar dos esforços de contenção que incluíram a construção de diques com lonas.