Senado aprova indicação de Benedito Gonçalves para corregedoria do CNJ em 2026-2028

Ministro do STJ teve 53 votos favoráveis e 16 contrários; tema passou por sabatina na CCJ em maio e gerou debate político no plenário.

11/06/2026 às 12:10 por Redação Plox

O Senado aprovou, na quarta-feira (10), a indicação do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com 53 votos favoráveis e 16 contrários, ele foi escolhido para exercer a função de corregedor nacional de Justiça no período de 2026 a 2028.

Benedito Gonçalves

Benedito Gonçalves

Foto: Gustavo Lima/STJ

A decisão ocorreu após a sabatina do ministro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), realizada em 20 de maio. A indicação teve como relator o senador Cid Gomes (PSB-CE), que defendeu a trajetória do magistrado e afirmou que sua carreira no serviço público demonstra mérito para o cargo.

Trajetória no Judiciário

Benedito Gonçalves tem mais de cinco décadas de atuação no serviço público, sendo 38 anos na magistratura. Antes de chegar aos tribunais, trabalhou como papiloscopista da Polícia Federal e delegado de polícia no Distrito Federal. Em 1988, tornou-se juiz federal, depois foi promovido a desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e, posteriormente, chegou ao STJ.

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito atuou como corregedor-geral eleitoral e relatou a ação que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro por oito anos. Esse histórico foi citado no debate político em torno da indicação, especialmente por senadores que votaram contra o nome do ministro.

Debate e frase questionada

Durante a tramitação, parlamentares também voltaram a mencionar a expressão

“missão dada, missão cumprida”
, atribuída a Benedito Gonçalves durante a diplomação do presidente Lula, em dezembro de 2022, em conversa com o ministro Alexandre de Moraes. Nas notas taquigráficas da sabatina, o ministro afirmou que a frase era uma expressão usada por ele de forma rotineira e que poderia receber diferentes interpretações.

Senadores contrários à indicação criticaram a atuação do ministro em julgamentos eleitorais e questionaram sua imparcialidade. Já defensores do nome de Benedito argumentaram que divergências sobre decisões judiciais não deveriam ser usadas para desqualificar a carreira do magistrado.

Função no CNJ

A Corregedoria Nacional de Justiça é responsável por acompanhar a atuação administrativa e disciplinar do Poder Judiciário, incluindo o cumprimento de deveres funcionais de magistrados e a apuração de eventuais irregularidades. Com a aprovação no Senado, Benedito Gonçalves fica habilitado a ocupar o cargo no biênio 2026-2028.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a