Cida Lima, única vereadora eleita em Ipatinga, ao vivo no PLOX
A parlamentar foi a mais votada entre os candidatos a vereador
Por Plox
11/10/2024 17h27 - Atualizado há 9 meses
A partir de 2025, Ipatinga terá só uma vereadora ocupando as 19 cadeiras da Câmara Municipal. Professora Cida Lima, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi reeleita e foi a candidata mais votada nas eleições municipais de 06 de outubro. Ela recebeu 2.922 votos. E o Plox recebe, no estúdio, a candidata reeleita para o segundo mandato. Acompanhe.
Maria Aparecida De Lima tem 52 anos, nasceu em Inhapim, é casada, tem ensino superior completo e concorreu pela Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV).

Perfil do eleitorado e perfil dos candidatos
Em Ipatinga, são 180.396 eleitores. A maioria são mulheres: 96.188 (53,32%), enquanto há 84.062 (46,60%) homens aptos a votar. E 146 (0,08%) pessoas em que o gênero não foi informado, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TRE-MG).

Mas a quantidade de candidatos e candidatas à Câmara Municipal não acompanha essa proporção em relação ao gênero. Observe na tabela:

Biografia
Maria Aparecida de Lima se mudou para Ipatinga buscando oportunidades de estudo e trabalho.. É filha da dona Rosinha e do sr Pedro (in memoriam), casada com Pedro e mãe da Sara.
Sua história de militância começou cedo, influenciada por seu pai, que era representante sindical e ativista na comunidade em que viviam. Cresceu participando das atividades eclesiais de base e movimentos populares, mais tarde no sindicato da Educação e agora no pleito legislativo, ocupando um outro espaço de luta.
Cida Lima é professora das redes municipal e estadual em Ipatinga. Como dirigente do Sindicato Único dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (Sind-UTE, Subsede Ipatinga), esteve junto à categoria, resistindo, questionando e articulando em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, e pela Educação pública de qualidade social para todas e todos. Posicionamento que mantém firme nas lutas realizadas na Câmara de Ipatinga enquanto vereadora.
Nas eleições de 2020, foi eleita como a mulher mais bem votada da cidade. E este ano, como a candidata mais votada, com 2922 votos.