Em entrevista, prefeito anuncia novas medidas contra a Covid em Ipatinga

O chefe do executivo informou que a cidade irá implantar 20 novos leitos de UTI e aumentar a equipe de vacinação

Por Plox

12/03/2021 12h37 - Atualizado há cerca de 3 anos

Na manhã desta sexta-feira (12), o prefeito de Ipatinga-MG, Gustavo Nunes (PSL), anunciou em entrevista à imprensa, novas medidas para conter o coronavírus no município. Além do novo decreto assinado ontem, o chefe do executivo informou que a cidade irá implantar 20 novos leitos de UTI e aumentar a equipe de vacinação.

A PMI acredita que nos próximos dias, 20 novos leitos de UTI serão implantados no hospital municipal. Nesse caso, parte dos atendimentos do hospital irão para a policlínica. Os leitos serão alugados.

Uma tenda foi comprada para colocar sobre o hospital municipal para evitar que a água entre no local em período de chuva.

Gustavo reiterou que não pretende fechar o comércio, e por isso está adotando medidas que possam ajudar sem ter a necessidade do fechamento total. Segundo o prefeito, o município vem fazendo uma fiscalização, mas não tem pessoal o suficiente, para isso tem a possibilidade de fazer um edital para contratar mais pessoas que irão atuar nesta área.

Foto: Filipe Ventura/Plox

 

Sobre a exoneração do ex-secretário de Saúde, Doutor Juliano Nogueira, o prefeito disse a saída de Juliano foi a pedido do mesmo. “Em uma conversa tranquila, conversei com o Dr. Juliano e ele pediu para sair por uma questão pessoal”.

O governo municipal está tentando buscar mais investimentos para a área da saúde, tendo em vista o grande número de pessoas de outras cidades atendidas no município.

A equipe de vacinação dos idosos foi ampliada. Antes eram seis equipes e agora passa a ser 20 equipes, atuando também aos finais de semana. Barreiras sanitárias estão começando hoje, fiscalizando o transporte público e transportes irregulares.

Gustavo afirmou que vai notificar a Autotrans, pedindo que a empresa aumente o número de veículos, diante do novo decreto, onde está proibido o transporte de passageiros em pé. Ele disse que pretende inserir as linhas intermunicipais no decreto.

Outra novidade é a instalação de um painel de notificações 24h, onde ficará disponível à população com os bairros e número de contaminados.


 

Entenda o novo decreto:

Nessa quinta-feira (11), por meio de decreto, a prefeitura de Ipatinga adotou novas medidas para combater a proliferação da covid-19 na cidade. Entre as novas normas se destaca o fechamento de todos os estabelecimentos, incluindo bares e restaurantes, de 22h às 5h.

Além do cumprimento das recomendações dos órgãos de saúde e autoridades sanitárias competentes, fica limitado a 50% (cinquenta por cento) da capacidade máxima de lotação o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais.

Entre eles, os mais citados são: os templos religiosos, os supermercados e estabelecimentos similares, academias de atividades físicas, estúdios e centros de ginástica.

Foto: Divulgação PMI

 

Outra mudança é a não circulação de trenzinhos da alegria, que tinham voltado a circular, mas estão vedados novamente. Bancos e casas lotéricas deverão funcionar entre 8h e 18h, reservando horário exclusivo para idosos, pessoas com crianças de colo e gestantes. Já os ônibus só poderão circular com todas as pessoas sentadas.

As demais medidas, como uso de termômetro na entrada, informar na porta do estabelecimento, o uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes, devem continuar sendo seguidas por todos. O decreto começa a valer nesta sexta-feira (12).

Destaques