Brasil

atitude

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Resgatada do trabalho escravo em Minas, Madalena celebra aniversário pela 1ª vez

    Mulher cuja história virou símbolo da luta contra este crime fez 48 anos

    Por Plox

    12/07/2021 12h44 - Atualizado há 13 dias

    A mineira que virou símbolo da luta contra o trabalho análogo à escravidão celebrou, pela primeira vez, em 48 anos, seu aniversário. O Fantástico, primeiro a denunciar a história que ocorria em Patos de Minas e foi descoberta pelas autoridades, mostrou, nesse domingo (12), imagens de Madalena Gordiano eu uma pequena festa com as pessoas que já convive. 

    "Estou feliz", disse a mulher.

    Resgatada do trabalho escravo em Minas, Madalena celebra aniversário pela 1ª vez Foto Foto: Instagram e TV Globo/Reprodução
    Foto: Instagram e TV Globo/Reprodução

     

    Segundo a denúncia do Ministério Público do Trabalho (MPT), Madalena passou a trabalhar como empregada doméstica, sem direitos, quando tinha apenas 8 anos - ela nunca  havia celebrado a data, e também não podia fazer coisas simples, como pintar as unhas. 

    Agora, ela aguarda uma indenização a título de reparação pelo professor  Dalton Rigueira, com quem ela morava e, segundo o MPT, responsável por submeter Madalena a trabalho escravo doméstico. 

    Relembre

    Madalena Gordiano foi resgatada em novembro de 2020 após viver por mais de 38 anos em condições análogas à escravidão. Segundo a denúncia, ela trabalhava como empregada doméstica sem salário, sem concessão de folgas e obrigada a cumprir jornadas longas e exageradas.

    A trabalhadora doméstica era mantida num quartinho sem janela, tinha poucos pertences, não se sentava à mesa com os demais moradores da casa.

    Além disso, um dinheiro da pensão de Madalena teria sido usado para custear a faculdade de medicina da irmã de Rigueira.

     

    Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/resgatada-do-trabalho-escravo-em-minas-madalena-celebra-aniversario-pela-1-vez-1.2511495
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]