Comédia romântica ‘Até que um like nos separe’ estreia com sessão especial em Ipatinga, Minas Gerais
Produção escrita e protagonizada por Renata Samek tem première em Ipatinga e sessão aberta ao público em Coronel Fabriciano nesta quinta-feira (18)
Foi iniciado nessa segunda-feira (11) em Coronel Fabriciano, o 3º Levantamento Rápido do Índice de Larvas do mosquito Aedes Aegypti, o LIRAa. Durante o período, agentes de endemias irão percorrer todos os bairros da cidade com o objetivo de identificar a infestação atual e adotar medidas de controle das arboviroses, Dengue, Zika e Chikungunya.
Conforme a Gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, o trabalho é realizado por amostragem. “O levantamento é feito por um sistema que sorteia as residências que serão visitadas e vão apontar o percentual dos imóveis e bairros com o maior número de foco do mosquito Aedes Aegypti”, explicou.
O resultado da pesquisa deve sair em até duas semanas. O último LIRAa realizado em Fabriciano apontou um índice de infestação de 3,4%, considerado preocupante, diante do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. “Por isso, nós conclamamos que os moradores recebam nossos agentes, colabore e acompanhem apontando possíveis focos do mosquito”, reforçou a Gerente de Vigilância em Saúde.
Óbito sob investigação
Conforme o painel de monitoramento de casos de arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), a cidade de Coronel Fabriciano tem um óbito suspeito de dengue, e que está sendo investigado pelas autoridades competentes.
Até o momento, foram confirmados 1.012 casos da doença no município. No Vale do Aço, são duas mortes oficiais causadas pela Dengue, sendo uma Ipatinga, cidade vizinha e a outra em Caratinga.

Expectativas
Em meio ao aumento de casos de dengue em toda Minas Gerais, a prefeitura comemora o resultado da última gincana de combate ao mosquito, realizada pela Secretaria de Governança da Saúde em parceria com os alunos do Programa Mexa-se. A ação resultou no recolhimento de mais de 1 milhão de inservíveis que serviriam de criadouro do mosquito.
O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, acredita que o resultado do novo levantamento rápido do índice de larvas, seja bem inferior diante da quantidade de materiais recolhidos em toda a cidade. “Esta ação foi um sucesso, fruto do empenho dos voluntários, que devido à proximidade com os vizinhos, conseguiram sensibilizar e ajudar na tarefa de conscientização. Mas, continuamos a cobrar que a população faça a sua parte, cada um pode cuidar do seu quintal e evitar que esse mosquito propague a doença”, alertou.
Ações efetivas
Denúncias
Em caso de lotes vagos, residências fechadas, água acumulada dentro de outros possíveis criadouros do mosquito denuncie. A Ouvidoria municipal fica localizada na rua Duque de Caxias, nº 7, Sala 3; Centro – Galeria Central, em frente ao Paço Municipal. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone (31) 3406-7558.