Ipatinga: adolescente tentou assaltar outra família minutos antes de ser morto, confirma tenente

O tenente explicou que o policial militar agiu em legítima defesa, uma vez que o indivíduo estava armado com uma pistola

Por Plox

12/10/2021 11h29 - Atualizado há mais de 2 anos

Na manhã desta terça-feira (12), em entrevista ao Plox, o tenente Lucas Emanuel, da Polícia Militar, detalhou a dinâmica da tentativa de assalto que culminou na morte do adolescente João Carlos Luiz da Costa, de 15 anos. Segundo a PM, na companhia de outro indivíduo, ele tentou assaltar um policial militar que, para se defender, efetuou disparos contra o mesmo que estava armado com uma pistola. “O militar, em legítima defesa, reagiu e alvejou um dos autores que veio a óbito no local. O outro conseguiu evadir”, relatou o tenente.

Foto: reprodução vídeo / Plox

 

Em conversa com a reportagem do Plox, o tenente confirmou a participação dos indivíduos em outro assalto minutos antes do fato noticiado. (CLIQUE AQUI PARA LER) “A vítima de um assalto anterior, no bairro Ideal, confirmou que o adolescente foi um dos assaltantes. O crime aconteceu antes deles tentarem assaltar o militar”, explicou o tenente Lucas.

Veja a entrevista: 

 

De acordo com informações apuradas pela reportagem junto à PM, o adolescente possuía registros por crimes e era conhecido no meio policial mesmo com a pouca idade. Durante a publicação desta reportagem, a Polícia Militar segue em diligências para identificar os suspeitos que evadiram do local. A princípio são dois procurados: o indivíduo que conseguiu correr e o motorista de um veículo que aguardava próximo ao local e evadiu em alta velocidade.

Dinâmica

Segundo boletim de ocorrência, eles tentaram surpreender o militar, de 44 anos, enquanto ele guardava seu carro na garagem após encerrar seu turno, por volta de 2 horas da madrugada. O policial conseguiu visualizar um veículo parar próximo a um cruzamento enquanto guardava o veículo.

Neste momento, dois indivíduos entraram na garagem, um deles apontando uma arma de fogo para o policial, gritando “perdeu, perdeu”. De imediato, o militar sacou sua arma de fogo, conseguiu abrir a porta lado do motorista e quando o indivíduo que portava a pistola estava bem próximo ao veículo, ele, temendo que fosse identificado como militar, disparou sua arma contra os indivíduos.

Ainda de acordo com relatos no boletim de ocorrência, o indivíduo que portava a pistola caiu ao chão ao lado do carro, deixando a arma cair em suas pernas, momento em que o militar disparou contra o segundo indivíduo, que evadiu do local. Ele ainda perseguiu o assaltante, mas ao chegar próximo à esquina, viu o veículo que estava parado evadindo em alta velocidade.

Ao retornar para sua residência, foi feito contato com a Polícia Militar informando o que tinha acontecido. Em seguida, o policial acionou o SAMU para que pudesse ser enviado atendimento de urgência. Com a chegada dos socorristas, o médico constatou no local o óbito do adolescente.

A perícia da Polícia Civil foi solicitada na cena do crime para proceder com os procedimentos de praxe. Foi recolhida a pistola Taurus, calibre 9 milímetros, com numeração raspada que estava com o indivíduo, e um total de 11 munições intactas. A arma utilizada pelo policial militar também foi recolhida.

O perito recolheu nove cápsulas deflagradas, calibre.40, do total de dez disparos efetuados pelo militar, e outras cinco munições intactas. O policial detinha a posse regular do armamento, segundo as normas legais. 

Conforme o boletim, durante os trabalhos da perícia, não foi encontrado documentação que pudesse identificar o corpo, porém, a polícia conseguiu chegar ao endereço de João Carlos Luiz da Costa, morador da rua Bonn, bairro Bethânia. Foi feito contato com os familiares que reconheceram o corpo. Diante das circunstâncias, foi dada voz de prisão em flagrante delito ao policial, que foi conduzido para a sede do 14º Batalhão de Polícia Militar.


 

Destaques