Sequestro do ator David Cunio e família suspeita ter autoria do Hamas

O ator israelense, sua esposa e filhas gêmeas estão desaparecidos após ataques em Nir Oz

Por Plox

12/10/2023 21h13 - Atualizado há 9 meses

O renomado ator israelense David Cunio, sua esposa, filhas gêmeas de 3 anos, uma cunhada e uma sobrinha encontram-se desaparecidos, sendo a principal linha de investigação o sequestro pelo grupo militante Hamas. As suspeitas se intensificaram após os violentos ataques ocorridos no último sábado (7), cujos detalhes foram corroborados por uma reportagem da revista americana Variety.

Foto: Wikicommons/Reprodução

Início abrupto do pesadelo

Na pacata comunidade de Nir Oz, no sul de Israel, onde David Cunio e sua família residiam, a rotina foi brutalmente interrompida pelos estrondos de bombardeios no último fim de semana. Conforme Aharon Aloni, cunhado de Cunio, o ator foi despertado pelos sons aterrorizantes das explosões na manhã de sábado, buscando segurança no abrigo antibombas de sua residência. Entretanto, a tragédia aprofundou-se quando terroristas incendiaram sua casa, forçando a família a fugir e desde então, não houve mais notícias de seu paradeiro. Autoridades locais estimam que eles possam estar entre as aproximadamente 150 pessoas levadas para Gaza.

 

Pronunciamento e apelo emocional

Tom Shoval, que dirigiu Cunio no filme "Juventude", apresentado no prestigiado Festival de Cinema de Berlim em 2013, compartilhou suas inquietações e esperanças com a Variety. Shoval delineou a tensa situação, descrevendo-a como um pesadelo e expressou sua esperança veemente pela segurança da família Cunio. "Espero que sejam liberados em breve e que nada pior tenha acontecido a eles", lamentou.

Além disso, Shoval apelou emocionalmente para as lideranças ocidentais, instando-as a intervir na situação calamitosa e auxiliar na localização e resgate dos reféns em Gaza. Sublinhou: "Precisamos fazer tudo o que pudermos para libertar esses reféns, que incluem crianças e idosos, e trazê-los de volta para casa. Isso é uma emergência real."

 

Envolvimento internacional e próximos passos

A ocorrência do sequestro gera um clamor internacional, enquanto as autoridades e organizações envolvidas buscam estratégias para lidar com a situação delicada e complexa. A comunidade internacional observa com profunda preocupação, aguardando desenvolvimentos e almejando um desfecho que assegure a integridade da família Cunio e dos demais sequestrados.

Destaques