Polícia

Polícia Civil desmonta maior quadrilha de furto de fios de cobre na Zona da Mata

Operação cumpre 38 mandados em oito cidades de três estados para desarticular rede que movimentou mais de R$ 30 milhões em fios de cobre furtados

12/11/2025 às 09:24 por Redação Plox

Uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (12/11) para combater o furto e a receptação de fios de cobre em cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. O alvo é uma quadrilha considerada a maior organização especializada nesse tipo de crime na Zona da Mata mineira, que teria movimentado mais de R$ 30 milhões nos últimos anos.

A ação constitui uma das maiores já executadas no combate ao roubo e à venda ilegal de fios de cobre

A ação constitui uma das maiores já executadas no combate ao roubo e à venda ilegal de fios de cobre

Foto: PCMG / Divulgação


Esquema envolvia funcionários e ex-funcionários de empresas

De acordo com as investigações, o grupo agia semanalmente, enviando toneladas de fios de cobre furtados para outros estados. O esquema contava com a participação de funcionários e ex-funcionários de empresas de telefonia e internet, que utilizavam uniformes e ordens de serviço falsificadas para facilitar os roubos e mascarar as ações criminosas.

Ação simultânea em três estados

A operação ocorreu de forma simultânea em oito cidades dos três estados, com o apoio das Polícias Civis do Rio de Janeiro e da Bahia. Foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão, além de 9 mandados de prisão.

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, esta é uma das maiores operações já realizadas contra o furto e a receptação de fios de cobre no estado. Ainda não foram divulgados detalhes sobre o número de suspeitos detidos até o momento.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a