Entre os mais procurados do Brasil, mineiro é preso no Pará

A captura do foragido foi possível graças aos esforços conjuntos da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado do Pará

Por Plox

12/12/2023 16h07 - Atualizado há 4 meses

Um homem de 56 anos, notório por sua alta periculosidade e constando entre os mais procurados do Brasil, foi capturado nesta terça-feira (12), em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará. Originário de Sabinópolis, Minas Gerais, Geraldo Ricardo Miranda estava foragido desde maio de 2021, sendo alvo de intensa busca da Justiça mineira e figurando na lista da Difusão Vermelha da Interpol.

Foto: divulgação/PLOX

Este indivíduo possui um histórico criminoso que atravessa fronteiras. Em 2010, ele foi detido em Port St Lucie, Flórida, Estados Unidos, onde também se encontrava evadido, acusado de um homicídio cometido em 2001. No Brasil, recai sobre ele a acusação de um brutal assassinato, ocorrido em um escritório de posto de gasolina em São João Evangelista, Minas Gerais. O crime, classificado como de extrema crueldade e motivado por razões fúteis, foi seguido pela ocultação do corpo da vítima e fuga do assassino.

Após o homicídio, o criminoso conseguiu manter-se incógnito, com rumores e falsas pistas sobre sua localização sendo disseminados, dificultando as ações policiais. Durante sua estadia nos Estados Unidos, ele foi preso pela U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) por posse ilegal de armas e uso de documentos falsificados, além de irregularidades em seu status migratório.

A captura do foragido foi possível graças aos esforços conjuntos da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado do Pará, culminando na execução do mandado de prisão e sua detenção em flagrante por uso de documento falso.

Destaques