Cruzeiro estreia na Copa do Brasil contra o Náutico; veja prováveis escalações e onde assistir

O confronto marca a estreia oficial do novo técnico da Raposa, Pepa, que foi contratado no fim de março

Por Plox

13/04/2023 09h14 - Atualizado há mais de 1 ano

Nesta quinta-feira (13), às 19h, o Cruzeiro entra em campo contra o Náutico, no estádio dos Aflitos, em Recife, pela terceira fase da Copa do Brasil. O confronto marca a estreia oficial do novo técnico da Raposa, Pepa, que foi contratado no fim de março.

Embora a competição não seja uma prioridade para o time mineiro, que foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado e, por isso, entrou diretamente nesta fase, a missão do treinador português é levar o clube o mais longe possível. A CBF paga premiações milionárias para os times vencedores.

Náutico não vence o Cruzeiro há 13 anos. Foto: Staff Images/Cruzeiro.

 

O Cruzeiro já garantiu R$ 2,1 milhões apenas por participar desta etapa da competição. Além de uma vaga nas oitavas de final, a equipe celeste disputa outros R$ 3,3 milhões em recompensa.

O confronto de volta está marcado para o dia 25 de abril, às 19h, com mando do Cruzeiro. Entretanto, o local da partida ainda não foi divulgado. Há a possibilidade de o time estrelado voltar a jogar no Mineirão, em Belo Horizonte.

Prováveis escalações e onde assistir ao duelo

O árbitro da partida será Marcelo de Lima Henrique, com Victor Hugo Imazu dos Santos e Renan Aguiar da Costa como assistentes e Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral no VAR. A transmissão ficará por conta do SporTV e do Premiere.

Náutico
Cássio; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Denilson e Diego Matos; Jean Mangabeira, Souza e Matheus Carvalho; Paul Vilero, Kayon (Alisson) e Jael
Técnico: Dado Cavalcanti

Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Lucas Oliveira e Marlon; Filipe Machado, Wallisson e Ramiro; Bruno Rodrigues, Mateus Vital (Daniel Jr) e Gilberto
Técnico: Pepa

Cruzeiro foi campeão da Copa do Brasil na última vez que enfrentou o Náutico pela competição

O torcedor supersticioso e que se apega aos números pode ver este confronto com bons olhos. Na única vez que o time pernambucano cruzou o caminho celeste na competição, o Cruzeiro não só passou de fase, como se tornou o grande campeão.

Há 30 anos, as duas equipes se enfrentaram na fase de oitavas de final. Assim como neste ano, o primeiro jogo ocorreu nos Aflitos, em Recife. Na partida de ida, os mandantes venceram por 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Paulo Leme. Já no jogo de volta, o time mineiro conseguiu reverter o placar reverso e classificar para a próxima fase após vencer a partida por 2 a 0. Nivaldo e Nonato fizeram os gols. 

Após eliminar o Timbu naquele ano, o time celeste passou por São Paulo, Vasco e se sagrou campeão em cima do Grêmio, conquistando o primeiro dos seis títulos da Copa do Brasil.

Equipe campeã da Copa do Brasil em 1993. Foto: Divulgação.

 

Outro ponto a favor da Raposa é o recente retrospecto entre as duas equipes. A última vitória do Náutico em cima do Cruzeiro foi em maio de 2009. Na ocasião, o time de Recife venceu por 2 a 0, em jogo válido pela 2ª rodada do Brasileirão. 

De lá pra cá, foram 11 partidas, sendo sete vitórias celeste e quatro empates. O último jogo entre os dois foi no ano passado, pela Série B. Jogando como mandante no Independência, o Cruzeiro venceu por 4 a 0.

Ao todo, são 38 confrontos, com larga vantagem para a Raposa. O time celeste venceu em 19 oportunidades e perdeu em outras 11. O confronto terminou empatado oito vezes.

Destaques