Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Sexta-feira 13: conheça 6 superstições gastronômicas sobre a data

    Sexta-feira 13: conheça 6 superstições gastronômicas sobre a data

    Por Plox

    13/05/2022 11h17 - Atualizado há 7 dias

    Muito mais do que um intervalo de 24 horas, a Sexta-feira 13 costuma ser rodeada de mitos e superstições. Tanto no Brasil, quanto fora, a suposta “má sorte” envolve este dia.

     

    Pimentas diversas em um fundo amarelo

     

    Com isso, alguns países têm determinados atos e crenças que trazem proteção e evitam os anos de azar que o dia pode proporcionar a quem acorda com o pé esquerdo. Com relação a comida não poderia ser diferente! Conheça as superstições gastronômicas para a data:

     

    Derramar sal grosso

    Durante o Império Romano, o sal era uma mercadoria muito valiosa e difícil de encontrar. Por isso, os comerciantes teriam difundido a crença de que deixar cair o sal daria azar. Não vale arriscar saber se é verdade ou mentira.

     

     

     

    Pimentas trazem boa sorte

    Na Itália, especialmente na região da Calábria, a pimenta é vista como um amuleto poderoso, capaz de trazer boa sorte e afastar mau olhado. Artesãos da região fazem amuletos com pimenta de verdade.

     

    Tortilhas devem ser seguradas com muito cuidado

    Os mexicanos acreditam que, quando uma tortilha cai ao chão durante a sexta-feira 13, a pessoa que a derrubou vai ter que suportar a companhia de alguém muito chato em breve. Não se sabe ao certo qual é a origem da crença, mas, em território mexicano, comer a iguaria pode ser uma grande cilada para quem é estabanado.

    Congelar um dos andares do bolo de casamento

    Nos Estados Unidos é assim: as pessoas têm o costume de guardar o andar de cima do bolo no congelador, para que o casal possa comê-lo quando completar o primeiro ano de união. A tradição é repetida por aqueles que acreditam que, ao comerem o bolo depois de um ano, terão uma relação feliz e longa.

     

    Não chorar sobre o café derramado

    Nada de leite! Na Arábia Saudita, o negócio é não chorar sobre o café derramado. Afinal, por lá, quando a bebida cai por algum motivo, é um sinal de boa sorte.

     

     

     

    Não mascar chiclete depois do pôr do sol

    Na Turquia, algumas pessoas acreditam que mascar chicletes depois de a luz do Sol acabar é o mesmo que mastigar a carne de uma pessoa morta e pode trazer má sorte.

    Fonte: De derramar sal grosso a congelar bolo de casamento, descubra o que dá sorte e o que dá azar neste dia cercado de mitos
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]