Atriz americana acredita que câncer anal pode ser sido provocado pelo HPV

Problema acometeu a atriz americana Marcia Cross, de 57 anos

Por Plox

13/06/2019 08h45 - Atualizado há quase 5 anos

O HPV (vírus do papiloma humano) pode ter sido a causa do câncer anal que acometeu a atriz americana Marcia Cross, de 57 anos. Ela falou sobre a doença que tratou em 2018, em um programa televisivo. A atriz relacionou o problema a um subtipo do vírus, que seria o mesmo que ocasionou um câncer de garganta no marido dela, há 10 anos.

marcia

Atriz tratou um câncer de ânus no ano passado- Foto: Reprodução/Instagram


O HPV pode ocasionar o câncer anal, segundo o cirurgião do aparelho digestivo Marcos Belotto, do Hospital Sírio-Libanês. O vírus provoca alterações celulares, causando lesões pré-cancerígenas, aumentando a predisposição ao câncer. O HPV ainda pode provocar câncer de pênis, de laringe, de garganta e outros. "Existem mais de 100 subtipos de HPV, alguns com maior risco de surgimento de câncer. Nem sempre o vírus HPV permanece de maneira persistente no organismo a ponto de provocar o câncer. A principal forma de contágio é a atividade sexual", conta a oncologista Andreia Melo.


Quem não tem parceiros fixos e homossexuais estão entre os grupos de risco para contrair o HPV anal. Um especialista deve ser procurado ao menos uma vez por ano, para que seja analisada a região exterior do canal anal e se realize uma anoscopia, exame que verifica até 4 cm dentro do ânus, permitindo a localização de lesões ocasionadas pelo vírus.

Atualização 9h56

Destaques