Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Esportes
Morre Ivan Bertelli, ícone do atletismo brasileiro, aos 69 anos
Ex-lançador de martelo e treinador, Ivan faleceu em Belo Horizonte devido a complicações pós-cirúrgicas. Corpo será velado nesta quarta e esportistas lamentam perda.
13/11/2025 às 16:50por Redação Plox
13/11/2025 às 16:50
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Ivam Bertelli, ex-atleta do lançamento do martelo e treinador, faleceu aos 69 anos na madrugada desta quinta-feira (13), em Belo Horizonte, devido a complicações após uma cirurgia no ombro. Bertelli completaria 70 anos em dezembro. O velório acontece das 14h às 17h no Memorial Grupo Zelo, na Avenida do Contorno, em Belo Horizonte.
Legenda: Ivam Bertelli, que foi atleta do lançamento do martelo, faleceu em BH
Foto: Divulgação / CBAt
Trajetória no atletismo
Bertelli iniciou sua história no atletismo em 1968, no Estádio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul, onde treinava diversas modalidades e participava, mensalmente, de competições em todas as provas do esporte. Na década de 1980, destacou-se no lançamento do martelo, registrando sua melhor marca pessoal de 64,22 metros em junho de 1983. No mesmo ano, sagrou-se campeão do Troféu Brasil com um lançamento de 61,64 metros. Ao longo da carreira, foi bicampeão sul-americano, vencendo em 1981 e 1983, e também participou de diversas provas como atleta máster.
Reconhecimento da comunidade esportiva
Na segunda-feira ele me encaminhou uma mensagem dizendo que seria operado. Era um grande amigo, uma pessoa super querida de toda a comunidade, fez parte da fundação da ADAB também e eu sempre dizia a ele que era o maior coração do atletismo brasileiro, uma pessoa querida e admirada por todos, e um baita treinador — Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt
Atuação como treinador e legado
Nos últimos anos, Bertelli atuou como técnico da atleta paralímpica Izabela Campos, referência no lançamento do disco e no arremesso do peso para atletas cegos. Em homenagem nas redes sociais, Izabela destacou a importância de Bertelli em sua trajetória esportiva e pessoal.
Ivan, você foi mais do que um treinador para mim. Foi um mentor, um parceiro de jornada e um grande amigo. Sua competência e seu carinho transformaram não só o meu desempenho no esporte, mas também a minha vida. Sou grata por cada ensinamento, por cada incentivo e por ter compartilhado essa caminhada com você. A comunidade paralímpica e olímpica perde hoje uma estrela brilhante. Mas o céu ganha um grande técnico, e eu guardarei com carinho a lembrança do grande ser humano que você foi — Izabela Campos, em rede social
Homenagens de atletas
O campeão mundial Zequinha Barbosa também lamentou a perda e manifestou gratidão pela amizade e convivência com Bertelli em mensagem publicada.
O atletismo nacional está de luto. Meu amigo irmão Bertelli faleceu hoje. Deus o tenha em bom lugar. Eu tenho agradecer pela nossa amizade. Saudades eterna — Zequinha Barbosa
A Confederação Brasileira de Atletismo expressou pesar aos familiares e amigos pela despedida de um nome marcante para o esporte nacional.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Ministro do STF defende o recebimento da denúncia contra Eduardo Bolsonaro, acusado de articular pressões internacionais para influenciar decisões judiciais no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ministro do STF defende o recebimento da denúncia contra Eduardo Bolsonaro, acusado de articular pressões internacionais para influenciar decisões judiciais no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro.