Caminhada inicia semana de ações contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O evento contou com a participação de alunos e professores da Escola Municipal de Bom Jesus do Bagre

Por Plox

14/05/2019 18h04 - Atualizado há quase 5 anos

As ações da campanha contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Belo Oriente, tiveram inicio nesta terça-feira, 14, com uma grande caminhada de conscientização pelas ruas do distrito de Bom Jesus do Bagre. As ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.  

O evento contou com a participação de alunos e professores da Escola Municipal de Bom Jesus do Bagre. Após a caminhada, alunos houve uma apresentação de dança dos jovens participantes do Espaço de Convivência para Crianças e Adolescentes (ECCA), do distrito de Bom Jesus do Bagre.

Além da caminhada e apresentação de dança, houve uma apresentação de teatro e música para os alunos. O objetivo da apresentação foi o de orientar de forma lúdica como reagir quando passar ou presenciar uma cena de abuso e exploração sexual.

Segundo a secretária de Assistência Social de Belo Oriente, Cristina Coura, a campanha marca a luta pela proteção de nossas crianças e jovens. “A prevenção é o primeiro passo para se evitar que nossas crianças sofram qualquer tipo de abuso. É um alerta para que nossa comunidade fique atenta para qualquer sinal de algo errado”, destaca Cristina.

As caminhadas de conscientização ocorrerão durante toda a semana (Foto: divulgação)As caminhadas de conscientização ocorrerão durante toda a semana (Foto: divulgação)

Programação
Durante toda a semana serão realizadas caminhadas de conscientização pela Sede de Belo Oriente e distritos. Na quarta-feira, dia 15, a caminhada será realizada no distrito de São Sebastião de Braúnas pela manhã. No dia 16, de manhã, ela ocorrerá nas ruas do Centro da cidade. As caminhadas serão encerradas no distrito de Perpétuo Socorro, na sexta-feira, dia 17, à tarde.

Intervenções Pedagógicas
A Prefeitura também tem realizado durante todo o mês de maio, uma série de intervenções pedagógicas nas escolas sobre o tema, fazendo uso de atividades lúdicas e palestras.

Faça Bonito
As atividades fazem parte da campanha nacional Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes sobre o Combate ao Abuso e á Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O dia 18 de maio foi instituído como a data da campanha. O dia foi escolhido devido a um crime bárbaro e que chocou todo o país, o “Caso Araceli”. A menina Araceli Cabrera Sanches, com apenas oito anos de idade, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba, em 18 de maio de 1973.

Destaques