Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Obtenção de CNH tem novas regras a partir de 16 de setembro

    Saiba quais são as regras que passam a valer no próximo mês

    Por Plox

    14/08/2019 13h54 - Atualizado há mais de 4 anos

    Novas regras para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passarão a valer a partir de 16 de setembro deste ano. Dentre as mudanças, está a diminuição da carga horária das aulas nos centros de formação e a não necessidade de aulas práticas e teóricas para a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), pelo prazo de 12 meses. Outra alteração é que os simuladores não serão mais obrigatórios nas auto-escolas, tendo seu uso apenas como opcional. 

    De acordo com a delegada Flávia Portes, chefe da Divisão de Habilitação do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), quem pretende aguardar as novas regras entrarem em vigor para começarem a aquisição da CNH, não é necessário, pois “o sistema será adaptado para que, a partir do dia 16 de setembro, todas as mudanças sejam válidas mesmo para quem já iniciou o processo. Portanto, aqueles alunos que já tiverem cumprido a carga horária exigida pela Resolução 778 do Contran estarão aptos a realizar a prova de direção, e aqueles que estiverem fazendo as aulas práticas deverão apenas complementar as horas exigidas pela nova regra”. 

    autoescolas

    Novas regras entram em vigor em 16 de setembro- Foto: Reprodução

    No caso das aulas à noite, “agora é exigida uma hora/aula prática durante a noite para alunos em formação para conduzir motos, carros ou ciclomotores”. No caso das ACCs (cinquentinhas), os condutores podem fazer aulas práticas e teóricas sem ir às aulas, por 12 meses. Porém, se o candidato for aprovado, as aulas são exigidas. 

    Com a não obrigatoriedade do simulador, foi diminuído para 5 horas/aulas práticas na categoria B e 5 horas/aulas para categoria A. No total, serão 20 horas/aulas. Porém, se a pessoa usar o simulador, serão apenas 5 horas, aula no aparelho e 15 horas no veículo. As modificações acontecem após a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de junho de 2019.

    Atualizada às 13h55

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]