Popularidade de Bolsonaro sobe e atinge maior nível desde o início do mandato, aponta DataFolha 

14/08/2020 08:54

Até mesmo entre os eleitores considerados cativos ao Partido dos Trabalhadores, o presidente Bolsonaro tem aumentado a popularidade

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" no final da noite desta quinta-feira (13), o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) obteve uma melhoria significativa de sua popularidade e tem hoje a melhor avaliação desde o início do mandato.

Segundo dados apurados pela pesquisa, o número de eleitores que agora consideram o governo ótimo ou bom (aprovação ao governo) subiu. 

Os dados apontam para uma aprovação de 37%, a maior já registrada desde que Jair Bolsonaro assumiu o mandato.

 

Jailton-plox-BolsonaroFoto: Jailton Santos/Plox
 

A pesquisa do também aponta uma diminuição no número de pessoas que consideram a atuação do presidente como ruim ou péssimo (reprovação).

Segundo o Datafolha, a pesquisa foi realizada em 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos, em todos os estados do país. Os entrevistados possuem aparelhos celular.


São esses os números da pesquisa:

Ótimo/bom: 37%
Regular: 27%
Ruim/péssimo: 34%


A margem de erro do apontamento, segundo o DataFolha,  é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
 

Segundo alguns analistas políticos, a popularidade de Bolsonaro foi impulsionada por dois principais fatores:

O pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 e a postura que o presidente Jair Bolsonaro tem tido, com declarações mais “suaves”. O presidente tem adotado um tom mais brando em suas decorações e se desviado um pouco mais de polêmicas com os outros poderes e imprensa. 

Até mesmo uma parte do eleitorado considerado leal ao Partido dos Trabalhadores tem migrado para apoiar Bolsonaro. O presidente fez recentemente uma viagem ao nordeste, onde também tem aumentado a popularidade.