BR-381: ministro afirma que local para criação de desvio está sendo analisado

Segundo Tarcísio de Freitas, além de um desvio, uma solução definitiva também está sendo estudada

Por Plox

15/01/2022 10h21 - Atualizado há mais de 2 anos

Em resposta a um tweet postado pelo perfil BR-381 Informações, Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura, afirmou que está sendo analisado onde será feito um desvio. Nessa sexta-feira, parte da rodovia afundou e, com isso, o trânsito foi paralisado nos dois sentidos.

O BR-381 Informações é um perfil que divulga informações sobre a  BR-381, no trecho entre o Vale do Aço e Belo Horizonte, em Minas Gerais. A resposta do ministro foi dada através de seu perfil pessoal. O ministro ainda afirmou que uma solução definitiva já está sendo estudada.

“Já estamos verificando onde faremos um desvio. A solução definitiva já está em estudo. O maciço rompeu e continua se movimentando o que vai impedir, no momento, uma avaliação mais precisa da solução. As equipes de geotécnica estão no local e a diretriz é resolver o quanto antes.

Foto: reprodução/ Twitter

 

 

Deslizamento
Por volta de 11h da manhã dessa sexta (14), próximo ao município de Nova Era, na região central do estado, a BR-381 precisou ser interditada após parte de um barranco desmoronar e destruir parte da pista.

Por meio do Twitter, a Polícia Rodoviária Federal destacou que o trecho teve uma “interdição total em ambos os sentidos. Afundamento da pista. Sem previsão de liberação”, destacou.

Alguns motoristas que já estavam próximos ao local filmaram como estava a situação da pista, pouco depois do acontecido. Ainda no vídeo, o condutor relata que “está impossível passar nos dois sentidos” e mostra os carros parados pouco antes do local. Veja o vídeo de um dos motoristas:  

 

Os motoristas que precisam passar, tem a possibilidade de ir pela estrada de Realeza, na BR-262, ou pegar sentido contrário, indo para a cidade de Guanhães. No trecho, o motorista vai usar a BR-259 de Belo Oriente a Virginópolis, de Guanhães a Itabira, na BR-120, em seguida, acessar o trecho da BR-381. 

 

Foto: PRF/ Divulgação

A PRF destacou sobre uma rota alternativa para quem segue sentido o Vale do Aço, passando por São Domingos do Prata , Dionísio e acessando Timóteo. A alternativa tem cerca de 35 km de estrada de chão e não pode ser acessada por carretas.

 

Prefeitura de Timóteo divulga mudanças no trânsito por conta de desvio

Por conta da interdição total da BR-381 em Nova Era, Minas Gerais, a Prefeitura de Timóteo, no Vale do Aço, divulgou que haverá mudanças no trânsito dos bairros próximos à estrada que dá acesso à Dionísio-MG, caminho que pode ser utilizado como “desvio” pelos usuários da BR-381.

Segundo a Prefeitura, assim que a informação sobre a interdição da BR-381 chegou para o Executivo Municipal, foi realizada uma análise e adotadas algumas medidas para auxílio do trânsito de veículos próximo ao trecho do gabião, entre os bairros Bela Vista e Ana Rita.

Saída de Timóteo para Cava Grande, onde é possível ter acesso a Dionísio. Foto: Reprodução/ Google Street View

 

Com isso, a partir da manhã de segunda-feira (17) fica proibido o tráfego de veículos de grande porte. A prefeitura informou que o local está sob supervisão permanente para evitar que maiores danos sejam causados e, inclusive, foi solicitado apoio da Polícia Militar para fiscalização de veículos fora dos padrões permitidos.

Veja na íntegra, a nota divulgada pela Prefeitura.

 

Comunicado da Prefeitura de Timóteo sobre fechamento da BR381
A Prefeitura de Timóteo recebeu com tristeza a notícia do colapso na BR-381 na manhã desta sexta-feira (14). De pronto foi feito contato com as autoridades dos Governos Estadual e Federal que já haviam deslocado equipes para a tomada das primeiras providências. 
Em paralelo a isso foram adotadas algumas medidas no Município para organizar o trânsito de veículos próximo ao trecho do gabião entre os bairros Bela Vista e Ana Rita. A partir da manhã de segunda-feira (17) fica proibido o tráfego de veículos de grande porte. O local está sob supervisão permanente para evitar que maiores danos sejam causados.
A Prefeitura informa que foi solicitado apoio da Polícia Militar para fiscalização quanto ao trânsito de veículos fora dos padrões permitidos.
Estamos vivendo uma situação de emergência por causa das intensas chuvas que atingiram toda a região. Vários pontos do município foram afetados pela chuva e estão com intervenções que já provocam alterações no trânsito. 
Em face do momento atual, que exige cuidados redobrados por causa da pandemia e desse novo infortúnio, pedimos a todos paciência e calma para enfrentarmos mais esse desafio com serenidade.


 

 

 

Destaques