Bilionário promete 100 milhões de euros para reconstruir Notre Dame

15/04/2019 21:28

Dona de um dos maiores grupos de luxo do mundo, a família Pinault anunciou a doação ainda durante o incêndio

Publicidade

A bilionária família Pinault, dona do fundo de investimentos Artémis, garantiu 100 milhões de euros para ajudar a reconstruir a Catedral de Notre Dame, na França. O ponto turístico foi incendiado na tarde de ontem, 15 de abril, deixando o mundo perplexo. Na ocasião, a torre e o teto do templo caíram.  

O valor aportado pelo grupo equivale a R$ 438 milhões e será utilizado para apoiar a reconstrução da igreja. A família fez a promessa antes mesmo que as chamas fossem contidas. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, François-Henri Pinault, em entrevista à uma agência de notícias.

"Meu pai (François Pinault) e eu decidimos liberar da Artemis uma quantia de 100 milhões de euros para participar do esforço que será necessário para a reconstrução completa de Notre Dame", disse Pinault. Ele dirige a Kering, que controla um dos maiores grupos de empresas de luxo do mundo.

Bilionário ofereceu reconstruir Notre Dame
Bilionário ofereceu o valor após o incêndio no templo- Foto: Agência Brasil/Reuters/Julie Carriat

 

A catedral é um dos monumentos mais importantes da Europa. O fogo consumiu o telhado do templo, que acabou cedendo. O local passava por restaurações. O arquiteto responsável pelas obras, Philippe Villeneuve, disse ontem que estava chocado com o ocorrido. "É um desastre, estou chorando. Eu não consigo imaginar esse desastre". Ele afirmou que no momento do incêndio não havia trabalhadores no local.

Anne Hidalgo, prefeita da capital, lamentou o acidente e o descreveu como algo ‘terrível’. Ela publicou em sua conta oficial no Twitter: “Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local e em estreita ligação com a Diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança”, pediu ontem.

Atualizada às 8h34



Publicidade