Ipatinga: Dia D de vacinação contra o sarampo será neste sábado

15/10/2019 13:49

Até o momento, somente 284 crianças de seis meses a cinco anos incompletos foram imunizadas, número considerado baixo pela Secretaria de Saúde

Publicidade

Com o objetivo de intensificar a adesão à campanha de vacinação contra o sarampo, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá no próximo sábado (19) o Dia D, onde 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município estarão abertas das 7h30 às 16h30 para imunização. 
 
Neste momento da campanha, por se tratar de uma doença respiratória, altamente contagiosa, a recomendação é de que sejam aplicadas doses da vacina em crianças a partir dos seis meses de idade. Adultos até 29 anos ainda não imunizados devem tomar duas doses da vacina e, de 30 a 49 anos, uma dose. A procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por este grupo considerado mais suscetível a complicações da doença, é avaliada como muito baixa nesta fase inicial.

Divulgação PMICriança-sendo-vacinada
 
Aqueles que estiverem sem a cobertura vacinal completa devem atualizar a caderneta ainda neste mês. Durante toda a semana, a imunização também está disponível das 7h30 às 15h30, em 17 salas de vacinação espalhadas pelos bairros da cidade.
 
Dados
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença, em Ipatinga, que teve início no dia 7 de outubro, imunizou até a última segunda-feira (14) somente 284 crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Mais de 5.500 doses da vacina Tríplice Viral foram asseguradas pelo município na Superintendência Regional de Saúde, a fim de atender a população.
 
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, foram confirmados 5.346 casos de sarampo no Brasil e já chega a 17 o número de estados com transmissão ativa da doença.  A segunda etapa da Campanha de Vacinação acontecerá de 18 a 30 de novembro e será focada em jovens de 20 a 29 anos.
 
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade, reforça “que o vírus está em circulação em Minas Gerais e, desde o início do ano, já foram confirmados 41 casos de sarampo no Estado”. Segundo ela, “esse número demonstra a necessidade de vacinar a população preconizada contra a doença. Solicitamos que as mães, pais ou outro responsável levem a criança até uma das salas de vacinação distribuídas no município. É uma doença altamente transmissível e que pode ser acompanhada de complicações graves. Por isso a administração municipal alerta e chama a população para aproveitar o Dia D e imunizar”, frisa a diretora. 
 
Cuidados
Recomenda-se que mães com bebês menores de seis meses de idade evitem exposição a aglomerações, mantenham higienização adequada, ventilação de ambientes e procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, que pode incluir manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal. 
 
Confira os pontos de vacinação neste Dia D
 
UBS Barra Alegre
UBS Bethânia
UBS Bom Jardim I e II
UBS Bom Retiro
UBS Canaã
UBS Caravelas
UBS Cidade Nobre
UBS Esperança I e II
UBS Iguaçu
UBS Jardim Panorama
UBS Limoeiro
UBS Nova Esperança
UBS Veneza II
UBS Vila Celeste
UBS Vila Militar
 



Publicidade