Salário mínimo sobe para R$ 1.621 em 2026 e reajuste já impacta benefícios do INSS
Aumento de 6,79% (R$ 103) foi definido pelo Decreto 12.797/2025, com base no INPC e no crescimento do PIB, limitado pelo arcabouço fiscal
Detentos da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, localizada em Ipaba, na região do Vale do Aço, Minas Gerais, tentaram fugir na madrugada dessa segunda-feira (15), perfurando a parede de uma cela e acessando o pátio da unidade. A tentativa de fuga, contudo, foi frustrada pelos policiais penais que conseguiram deter os presos no local.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmou o incidente na manhã de terça-feira (16 de janeiro), detalhando que por volta das 4h, quatro presos realizaram uma perfuração na parede da cela, saindo do pavilhão, mas foram surpreendidos e detidos pelos policiais penais. A tentativa de escapar da unidade prisional foi, assim, impedida.
Conforme informações da Sejusp, os envolvidos na tentativa de fuga enfrentarão o Conselho Disciplinar da penitenciária e poderão receber sanções administrativas por suas ações. Adicionalmente, a direção da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho iniciou um procedimento interno de investigação para apurar as circunstâncias do ocorrido e os danos causados ao patrimônio público.
Este incidente destaca a constante vigilância necessária em unidades prisionais e as medidas que as autoridades precisam tomar para garantir a segurança e integridade tanto dos detentos quanto dos funcionários dessas instituições.