Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Sigilo da caderneta de vacinação de Bolsonaro pode ser quebrado nesta sexta-feira

O ex-presidente afirma não ter se vacinado contra Covid-19; estimativa é de que a informação seja liberada pela CGU antes do fim de semana

16/02/2023 às 23:14 por Redação Plox

Informações de bastidor direto do Palácio do Planalto dão conta que poder ser revelado nesta sexta-feira (17) se o ex-presidente Jair Bolsonaro realmente não se vacinou contra covid-19. Quando estava no poder, Bolsonaro colocou sigilo de 100 anos sob o documento durante a pandemia, e afirmou inúmeras vezes que não teria se vacinado contra a Covid-19.


O sigilo foi decretado depois de o pedido de acesso ao cartão de vacinação de Bolsonaro ter sido feito pelo jornalista Guilherme Amado, via Lei de Acesso a Informação (LAI). Ao jornalista, a Presidência informou que o decreto foi baixado porque os dados “dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem” do presidente.

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, declarou no ínicio do mês que divulgaria nas semanas seguintes informações com sigilo imposto durante o governo Bolsonaro. Além do cartão de vacinação do ex-chefe do Executivo, entre os dados que serão divulgados, estão informações sobre o processo administrativo contra o ex-ministro da Saúde, o deputado Eduardo Pazuello (PL); as visitas de filhos de Bolsonaro ao Palácio do Planalto; e os gastos com motociatas.

A CGU está revisando 234 casos de acesso à informação negados nos últimos anos. “Notamos um excesso de justificativas para restringir o acesso à informação”, disse o ministro em entrevista ao programa A Voz do Brasil. “Mesmo em relação a dados pessoais, você pode abrir o sigilo, desde haja um interesse público que prevaleça no caso”, complementou.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Eleição para vereador em Timóteo atrai ampla participação de candidatos; veja lista completa

Com mais de 200 concorrentes, disputa pela Câmara Municipal de Timóteo será acirrada

Lula
POLíTICA

Em evento com movimentos sociais, Lula afirma que é “um sem casa”

Lula está morando em um hotel em Brasília, há cerca de 45 dias, desde iniciado o governo de transição

aaa
POLíTICA

Primeira vistoria em transportes escolares de 2024 em Ipatinga começa nesta segunda-feira

A vistoria é obrigatória e ocorre duas vezes ao ano, conforme previsto na Lei Municipal n° 3.479/2015

regularização
POLíTICA

Projeto estabelece condições para regularização fundiária em Ipatinga

O objetivo é regularizar os assentamentos irregulares na cidade