Publicidade

Aprenda a cuidar da pele em casa com três passos fáceis

16/04/2020 14:43

Em casa, a pele é menos afetada por poluição e raios solares. Por isso, demanda cuidados diferentes do que o habitua

Publicidade

Dentro de casa, a pele sofre menos os impactos da poluição e dos raios solares. Por isso, durante a quarentena motivada pela pandemia do novo coronavírus, os cuidados de skincare devem ser um pouco diferentes do habitual.

pele saudável
ISTOCK

Substitua o uso de seu arsenal de cosméticos por apenas três itens básicos: sabonete líquido, hidratante à base de vitamina C e protetor solar com fator de proteção 30. É o que aconselha a dermatologista Simone Neri.

“Tudo deve começar com uma boa higienização da pele, porque, apesar de ficarmos mais dentro de ambientes fechados e usarmos menos maquiagem, a produção de oleosidade é a mesma”, revela a médica.

Logo após a higiene, deve vir a hidratação com ativos que nutram a cútis e combatam os radicais livres. “Sugiro os hidratantes à base de vitamina C, ótima opção para todos tipos de pele, variando a idade para o qual o cosmético é indicado. Os séruns são recomendados para as mais jovens. Já os cremes e loções, para as peles mais envelhecidas, que necessitam de maior emoliência”, esclarece.

Para finalizar, o terceiro e não menos importante passo é a aplicação do filtro solar, com fator de proteção 30. Apesar de não estarmos mais tão expostos aos raios solares, a luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos, também prejudica a pele e requer a barreira de proteção.

“Durante o período de isolamento social, o fundamental é cuidar das mãos, que sofrem constante agressão devido às múltiplas lavagens e ao uso de álcool gel. Use cremes noturnos nelas, de preferência à base de silicone, que fazem uma película protetora para restaurar as barreiras cutâneas”, finaliza a médica.

Cuidados extras para quem usa máscara de proteção
Em tempos de coronavírus, a máscara de proteção se tornou um item essencial no cotidiano das pessoas. Entretanto, apesar da extrema importância do acessório, ficar com o rosto coberto e abafado por um longo período pode causar alguns maléficos à pele, como acne, bolhas e machucados.

Isso acontece porque elas deixam a cùtis úmida e quente, ajudando a proliferação de bactérias. À Fox News, o renomado dermatologista Erum Ilyas ensinou algumas maneiras de cuidar da pele caso ela esteja irritada ou mais oleosa por conta do uso de máscaras.

“É uma boa ideia usar um hidratante todas as noites para ajudar a restaurar e reparar a pele. Tente escolher um limpador suave ao lavar o rosto para evitar mais irritações. Se você está sofrendo com a acne, pode querer recorrer a tratamentos com ácido salicílico, peróxido de benzoíla e retinóides, mas não é o mais indicado”, ensinou.

“Eles podem sensibilizar ainda mais o rosto”, emendou.

Segundo ele, é importante conversar com um dermatologista (que atenda on-line, é claro) sobre opções para tratar e controlar a acne por meios menos irritantes, como antibióticos orais ou tópicos.

“Ultimamente, tenho visto muitas crises de rosácea com uso de máscara, o que pode ser outro motivo para pensar em reavaliar sua rotina de skincare”, completou.

Fonte: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/beleza/aprenda-a-cuidar-da-pele-em-casa-com-tres-passos-faceis


Publicidade