Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Quatro em cada dez brasileiros estão negativados

    Volume de consumidores "no vermelho" cresceu 5,6% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2021, dizem SPC e CNDL

    Por Plox

    16/05/2022 14h55 - Atualizado há cerca de 2 meses

    Cerca de quatro em cada dez brasileiros adultos (38,45%) estava negativado em abril de 2022, o equivalente a 61,94 milhões de pessoas, de acordo com estimativas apresentadas nesta segunda-feira (16) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC-Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

    O volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 5,59% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente na passagem de março para abril, o número de devedores cresceu 0,46%.

     

    Salários em queda e inflação justificam avanço da inadimplência

     

    Para José César da Costa, presidente da CNDL, as consequências da pandemia no crescimento econômico impactam diretamente no aumento da inadimplência. Ele afirma que renda da população foi fortemente afetada pela pandemia, e isso, somado ao aumento da inflação, contribui para a piora do cenário.

     

    “O desemprego elevado é, sem sombra de dúvidas, um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo país e isso está ligado diretamente ao retorno do crescimento econômico, que ainda não alavancou", explica Costa.

    Em relação à evolução do número de dívidas no Brasil, o indicador aponta que em abril de 2022, este número teve crescimento de 9,89% em relação ao mesmo período de 2021. O dado observado em abril deste ano ficou abaixo da variação anual observada no mês anterior. Na passagem de março para abril, o número de dívidas apresentou alta de 0,85%.

    Fonte: https://noticias.r7.com/economia/quatro-em-cada-dez-brasileiros-estao-negativados-16052022
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]