Brasil

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Período eleitoral começa; saiba quem são os candidatos à presidência

    Dos 12 candidatos que registraram a candidatura, Pablo Marçal desistiu

    Por Plox

    16/08/2022 08h45 - Atualizado há mais de 1 ano

    Começa nesta terça-feira (16), o período eleitoral no Brasil, para o pleito que ocorre em outubro. Ontem, (15), foi o último dia para registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Nesta eleição, são 11 candidatos à presidência da República, que já podem começar suas campanhas. O TSE agora terá até o dia 12 de setembro, cerca de 28 dias, para julgar todos os registros de candidatura.

    Veja quem são os candidatos

     

    Jair Bolsonaro
    Jair Bolsonaro (PL), atual presidente, tentará a reeleição e terá como vice, Walter Braga Netto (PL), que era ministro-chefe da Casa Civil, no atual governo, deixando o cargo para concorrer às eleições.

    Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

     

    Bolsonaro tem 67 anos e é natural de Glicério, cidade no interior de São Paulo. O atual presidente é militar reformado e foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018.

     

    Lula
    Luiz Inácio Lula da Silva, Lula (PT), tem 76 anos e já foi presidente do país entre 2003 e 2010. É natural de Garanhuns, no estado de Pernambuco, e foi sindicalista, sendo um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).

    Lula e Alckmin. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

     

    Em 2017, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, porém, em 2021, teve suas condenações anuladas pelo Superior Tribunal Federal (SRF), através do ministro Edson Fachin.

    Lula terá como vice Geraldo Alckmin (PSB), que já foi governador de São Paulo em duas ocasiões e, inclusive, foi oponente de Lula na eleição de 2006, quando fazia parte do PSDB.  

     

    Ciro Gomes

    Ciro Gomes (PDT) tem 64 anos e é natural de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, porém, fez carreira política no Ceará. Ciro foi eleito prefeito de Fortaleza, capital do estado, em 1988, e governador do estado em 1990.

    Em 1994, assumiu o Ministério da Fazenda, no governo do presidente Itamar Franco. Após isso, foi ministro da Integração Nacional de 2003 a 2006, no governo presidido por Lula.

    Ciro Gomes e Ana Paula Matos. Foto: Divulgação

     

    Ele terá como vice Ana Paula Matos (PDT). Ela foi eleita vice-prefeita de Salvador, capital da Bahia, em 2020.

     

    Felipe D'Avila
    Felipe D'Avila (Novo), de 58 anos, é natural de São Paulo-SP. É mestre em administração pela Universidade de Havard-EUA e cientista político. Além disso, é escritor. Seu vice é Tiago Mitraud (Novo), deputado federal por Minas Gerais.

    Felipe D'Ávila. Foto; reprodução/ Facebook

     

    José Maria Eymael
    José Maria Eymael é candidato pelo partido Democracia Cristã (DC) e tem 82 anos. É natural de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul,  advogado e filósofo e empresário da área de comunicação.

    Eymael. Foto: Marcello casal Jr/ Agência Brasil

     

    Nas urnas, será identificado como Constituinte Eymael, nome adotado por ele. Eymael foi um dos deputados na época da constituinte de 1988. Ele terá como vice o professor João Bravo.

     

    Léo Péricles
    Leonardo Péricles, mais conhecido como Léo Péricles (Unidade Popular–UP), tem 40 anos e é natural de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. É técnico em eletrônica e mecânico de manutenção de máquinas.

    Foto: divulgação/ União Popular

     

    Nos anos 2000 começou a atuar em movimentos estudantis e passou a integrar o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). A candidata a vice-presidente na chapa é a dentista Samara Martins, de 34 anos, também natural de Belo Horizonte.


    Roberto Jefferson 
    Roberto Jefferson (PTB) tem 69 anos e é natural de Petrópolis-RJ. Jefferson foi deputado federal e, em 2021, teve prisão preventiva decretada pelo STF por ataques às instituições em redes sociais. Em janeiro deste ano, por questões de saúde, passou a cumprir prisão domiciliar.

    Foto: divulgação/ Roberto Jefferson

     

    Ele terá como vice Padre Kelmon, que lidera atualmente o Movimento Cristão Conservador do PTB (MCC) e o Movimento Cristão Conservador Latino Americano (Meccla).

     

    Simone Tebet
    Simone Tebet (MDB), de 52 anos, é senadora pelo Mato Grosso do Sul. Ela é natural de Três Lagoas-MS e formada em direito. Em 2003 foi eleita deputada estadual em Mato Grosso do Sul e, em 2015, assumiu cargo como senadora.

    Simone (esquerda) e Mara Gabrilli. Foto: Reprodução Twitter

     

    Ela é filha de Ramez Tebet, falecido em 2006, ex-presidente do Senado. Ela terá como vice a também senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).


    Sofia Manzano 
    Sofia Manzano (PCB), tem 51 anos, é professora e economista. É natural de São Paulo-SP e integrou alguns sindicatos de professores, chegando a ser eleita vice-presidente da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo entre 2015 e 2016.

    Sofia Manzano. Foto: divulgação/ PCD

     

    A chapa tem como candidato a vice-presidente o sindicalista Antônio Alves, de 43 anos, jornalista, natural do Recife.

     

    Soraya Thronicke
    Soraya Thronicke  (União Brasil), de 49 anos, é advogada, natural de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Foi eleita senadora pelo estado em 2018, quando fazia parte do Partido Social Liberal (PSL) – hoje União Brasil.

    Foto: Roque Sá/ Agência Senado

     

    Ela terá como vice Marcos Cintra, de 76 anos. Ele foi eleito deputado federal em 1998, cargo que ocupou até 2003. Em 2019, ocupou o cargo de secretário especial da Receita Federal.

     

    Vera Lúcia
    Vera Lúcia (PSTU) tem 54 anos e é natural de Inajá, Pernambuco. É formada em ciências sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Já foi candidata ao governo de Sergipe, à prefeitura de Aracaju e à Câmara dos Deputados.

    Vera Lúcia. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

     

    A candidata à Vice-Presidência é a indígena da etnia Tremembé, Kunã Yporã (Raquel Tremembé). Kunã tem 39 anos e é pedagoga.


    Pablo Marçal desistiu da candidatura e disse que vai apoiar Lula.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]