Minas já registrou quase a mesma quantidade de incêndios do ano passado inteiro

São 19 mil ocorrências no Estado. Tempo seco e falta de chuva pioram a situação

Por Plox

16/09/2021 18h42 - Atualizado há mais de 2 anos

Minas já registrou mais de 19 mil ocorrências de incêndio até setembro. O número se aproxima ao total de focos do ano passado inteiro: cerca de 20 mil. Os dados são do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a corporação, somente em Belo Horizonte e Região Metropolitana foram 56 ocorrências até essa quarta-feira (15). E é em Sabará, na Grande BH, que está em andamento um dos incêndios mais perigosos.

Em Sabará, na Grande BH, incêndio ocorre nas proximidades de empresa de explosivos. Foto: divulgação/ Corpo de Bombeiros

 

Trata-se de uma área de vegetação no bairro Borba Gato nas proximidades de uma empresa de explosivos. O fogo foi controlado no local, mas não foi extinto. Cinco viaturas dos Bombeiros seguem em atuação no local nesta quinta.

Conforme os agentes, o incêndio em Sabará possui vários focos simultâneos, o que torna o trabalho ainda mais difícil. Isso porque os ventos em áreas abertas de matas acabam levando fagulhas, que formam novas chamas.

Por essa razão, qualquer cidadão que perceber focos em matas devem acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193 ou a Polícia Civil, pelo 181. A atuação dos agentes conta conta com o auxílio de todo o efetivo, incluindo as equipes administrativas, brigadistas.

Além disso, agentes do Insituto Estadual de Florestas (IEF), e das  polícias Militar e Civil também atuam, porém, na punição aos infratores.

De acordo com o a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), o incêndio florestal é crime ambiental, sujeito a pena de reclusão de dois anos a quatro anos, e multa. Segundo os Bombeiros, cerca de 98% dos incêndios florestais decorrem de causa humana.

Um dos casos mais recentes é do incêndio criminoso iniciado na segunda-feira (13), próximo ao local conhecido como Morro da Usipa, em Ipatinga. Aproximadamente um terço da floresta já foi consumido pelas chamas.

Destaques