Moradores de Barão de Cocais em alerta com a possibilidade de rompimento em barragem

Documento da Vale consta possibilidade de rompimento entre 19 e 25 de maio

Por Plox

17/05/2019 10h30 - Atualizado há quase 5 anos

Na quarta-feira, 15 de maio, foi detectado que a cava da barragem da Vale na mina Gongo Soco, corre risco de se romper por conta de uma movimentação no local. Desde então, a população de Barão de Cocais, em Minas Gerais, está em estado de alerta. A rotina dos moradores já estava alterada desde que o alerta para rompimento subiu para o nível 3 em fevereiro. A mina de Gongo Soco está desativada desde 2016, mas ainda causa preocupação.

Mina de Gongo Soco está desativada desde 2016, mas ainda causa apreensão- Foto: Flickr

Mina de Gongo Soco está desativada desde 2016, mas ainda causa apreensão- Foto: Flickr

O vice-prefeito, Lourival Ramos no entanto, tenta tranquilizar a população: "As pessoas estão em alerta, mas nada de pânico. (...) Considerando outros rompimentos de barragens, o material chegaria no centro de Barão de Cocais em uma hora e meia. Seria tempo suficiente para as pessoas serem avisadas e orientadas", comentou. 

A Defesa Civil e a Vale farão um treinamento de evacuação na cidade, neste sábado à tarde, quando será realizado um simulado de rompimento com moradores. O Ministério Público de Minas Gerais teve acesso a um relatório da Vale, na quarta-feira, indicando que se o talude norte continuar se movendo, um rompimento pode ser registrado até o dia 25 de maio. O documento consta uma previsão aproximada no caso de um rompimento, demonstrando que a velocidade e aceleração da movimentação poderá acontecer “no período de 19 a 25 de maio de 2019, gerando vibração que poderá ocasionar a liquefação da Barragem Sul Superior e sua consequente ruptura”.

Apreensão

Diante da informação, moradores estão apreensivos, apesar de o vice-prefeito afirmar que está preparado para um eventual incidente e que sua família já preparou mochila com aparatos básicos, como peças de roupa e higiene. 

Fernando morador Barão de Cocais

Fernando ainda está em Barão de Cocais, mas esposa e filha, em Itabira, berço da Vale- Foto: Reprodução/Rede Social

Mas, não é bem assim que pensa Fernando Batista, 38 anos, que trabalha em outra companhia de mineração. Ele afirmou que tem que continuar em Barão de Cocais devido ao trabalho, mas terá que deixar a filha e a esposa em sua cidade natal, Itabira (berço da Vale), e voltar para o trabalho, “pois no momento não tenho opção". Ele ainda relata: "O medo está nos olhos das pessoas. Muitas famílias estão deixando a cidade e indo para Santa Bárbara e outras cidades próximas", comenta. O itabirano diz que não vê esposa e filha desde fevereiro, quando elas foram para Itabira. Em Barão de Cocais, ele teve que se mudar para uma casa em região mais alta, pois no caso de um rompimento, a mancha não chegaria ao local.

 

>>> Leia mais: MPMG acessa documento da Vale que indica possibilidade de rompimento de talude até 25 de maio

Atualizada às 11h53

Destaques