Ipatinga-MG iniciou hoje (18) o primeiro dia de cumprimento da onda roxa, medida restritiva imposta pelo Governo do Estado. Em dois dos principais pontos de comércio da cidade, o Centro e a avenida Selim José de Sales no bairro Canaã, os estabelecimentos comerciais considerados não-essenciais se encontram fechados.
Contudo, mesmo com as lojas de portas fechadas, uma grande movimentação de pessoas e de veículos foi observada na região central de Ipatinga-MG. Algumas pessoas circulavam sem máscara ou com ela no queixo, o que descumpre uma das principais imposições da onda roxa.
Na região do Campo do Itamaraty, no bairro Bethânia, pela manhã várias pessoas foram avistadas praticando atividade física, como caminhada e corrida, sem o uso da máscara.
Pronunciamento do prefeito
Na tarde desta quarta-feira (17), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, se pronunciou sobre a onda roxa na cidade. Ele afirmou que, apesar de ser contra a determinação do governador Romeu Zema, a cidade irá acatar as medidas.
“Não concordo com esse posicionamento, o famoso lockdown não vai ser aquilo que vai trazer a solução. Acredito que a solução é a vacinação em massa da população”, disse em vídeo.
“Fizemos uma avaliação jurídica e técnica. Estamos de mãos atadas. Precisamos e temos a obrigatoriedade de cumprir essa determinação de colocar Ipatinga na onda roxa”.
As medidas que constam na onda roxa, do programa Minas Consciente, permite o funcionamento de:
Shopping
Em cumprimento às novas medidas anunciadas pelo Governo de Minas Gerais, determinando o fechamento do comércio não essencial, o Shopping Vale do Aço estará com lojas e quiosques, além de operações de gastronomia e lazer, fechados temporariamente, entre os dias 18 e 31 de março 2021.
O Shopping Vale do Aço continuará chegando até os seus clientes pelo serviço de compre on-line disponível em seu site (www.shoppingvaledoaco.com.br) e o delivery oferecido pelas lojas. Além disso, as operações funcionarão através do Drive Thru. Um espaço criado no estacionamento coberto no térreo (E1) para realização de entregas, mediante agendamento.
Academias
Com a onda roxa imposta em todo o estado de Minas Gerais pelo Governador Romeu Zema (Novo), um dos segmentos que terão que parar de funcionar são as academias. A medida passou a valer a partir da meia-noite de ontem (17).
As restrições da onda roxa também são impositivas para o Vale do Aço, além do toque de recolher de 20h às 5h, a região também deverá fechar tudo o que não é considerado essencial, como bares e comércio. Deverão ficar abertos apenas os serviços.