Frente fria marca início do Outono e promete aliviar calor intenso no Brasil

Temporais são esperados em várias regiões do país com a chegada de uma nova frente fria nesta quarta-feira, coincidindo com o início da estação.

Por Plox

18/03/2024 11h06 - Atualizado há 6 meses

A chegada do outono nesta quarta-feira (20/03), à 0h06, promete uma reviravolta no clima em diversas regiões do Brasil. Uma nova frente fria, avançando pelo centro-oeste, sul e sudeste do país, traz consigo a previsão de temporais, especialmente na Baixada Fluminense e em cidades do sul de Minas Gerais. A previsão do Climatempo indica que o fenômeno deve se aproximar já na noite do mesmo dia, marcando uma mudança significativa após um período de intensas ondas de calor.

 

O litoral e leste do Paraná, sul do Espírito Santo, sul de São Paulo, incluindo a capital e sua região metropolitana, também estão na rota da frente fria, com expectativa de tempo fechado e precipitações. Além disso, a previsão estende-se para chuvas em Porto Alegre e no centro-sul do Rio Grande do Sul, bem como nuvens carregadas sobre o leste e sul do Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro, a partir de quinta-feira (21/03).

 

Esta frente fria é vista como um alívio para o calor excessivo que vem assolando o país. "Teremos a entrada de um pouco de ar frio que vai aliviar o calor intenso em muitos estados brasileiros; a semana vai terminar com temperaturas mais baixas no sul e no sudeste e diminuição das temperaturas altas no centro-oeste do país", destacou o Climatempo em comunicado.

 

Recentemente, São Paulo e Rio de Janeiro registraram recordes de temperaturas elevadas, com a capital paulista alcançando a maior marca para o mês de março desde 1943, atingindo 34,7 ºC. No Rio, a sensação térmica em Guaratiba, bairro da zona oeste, chegou a impressionantes 62,3 ºC, a mais alta desde o início das medições em 2014, sinalizando a severidade da onda de calor que a frente fria se propõe a dissipar.

 

 

 

Destaques