Brasil

lazer

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Biblioteca Municipal de Fabriciano comemora 50 anos com programação especial

    As atividades incluem o lançamento da informatização do seu acervo e serviços, oficinas ministradas e mesa redonda com escritores do município

    Por Plox

    18/06/2019 15h43 - Atualizado há mais de 4 anos

    A Biblioteca Municipal Mariana Roque Pires de Coronel Fabriciano promove entre os dias 24 a 28 de junho, uma programação especial em comemoração aos seus 50 anos de fundação. As atividades incluem o lançamento da informatização do seu acervo e serviços, oficinas ministradas e mesa redonda com escritores do município. As comemorações são abertas ao público e com entrada gratuita.

    A abertura da programação de 50 anos será no dia 24 de junho (segunda-feira), às 19h, quando será detalhado a implantação da informatização da Biblioteca e ainda, homenagem as personalidades que foram fundamentais para a construção da história do espaço. Nos dias 25 a 27, às 9h e 14h, serão ofertadas oficinas de dobraduras, libras, brinquedos com materiais recicláveis, ministradas por professores da rede municipal de Educação. O encerramento será 28, a partir das 10 horas, com uma roda de conversa com os escritores do município, para troca de experiências.

    (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

    “A Biblioteca e todo o seu acervo contribui para a democratização do conhecimento, da educação e proporciona o desenvolvimento intelectual da comunidade, além de preservar a cultura da nossa cidade. É uma grande alegria comemorar 50 anos de história, estamos preparando uma programação especial e convidamos toda a população de Coronel Fabriciano a festejar conosco”, afirma a gerente de cultura, Priscila Souza. 

    ACERVO
    A Biblioteca Municipal de Coronel Fabriciano conta com um rico acervo, com obras da literatura brasileira e estrangeira, livros de ficção cientifica, romances best sellers, literatura infantil, super-heróis e títulos multidisciplinares de diversas áreas de conhecimento. Hoje, o espaço conta com 26 mil itens entre livros, CD’s e DVD’s. Só no ano de 2019 foram adquiridos aproximadamente 800 novos livros, fato histórico na instituição.  

    (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

    HISTÓRIA DA BIBLIOTECA
    A Biblioteca Municipal foi fundada em 1969, pelo então prefeito Mariano Pires Pontes, atendendo uma reivindicação de Clodomiro de Jesus, pioneiro e vereador a época. O nome foi escolhido em homenagem à primeira professora do Vale do Aço: Mariana Roque Pires. Natural de São Domingos do Prata, a professora chegou na região em 1968 e fundou a primeira escola rural. Por seis anos, ela foi professora, secretária e diretora da escola, até que chegou outra profissional para dividir as funções. Em seguida, ela foi se tornar secretária do Prefeito e ficou no cargo de servidora pública por anos. 

    Confira a programação:
    24/06 (Segunda- feira) 
    19h: Solenidade de 50 anos e inauguração da informatização.

    25/06 (Terça- feira)
    9h: Oficina de pintura no rosto.
    14h: Oficina de confecção de chaveiro de feltro.

    26/06 (Quarta-feira) 
    9h: Oficina de brinquedos recicláveis.
    14h: Oficina de brinquedos recicláveis.

    27/06 (Quinta- feira) 
    9h: Oficina de dobradura e libras. 
    14h: Oficina de dobradura e contação de história. 
    28/06 (Sexta- feira)
    10h: Encontro de Escritores Fabricianenses. 

    SERVIÇOS:
    Biblioteca Municipal Professora Mariana Roque Pires
    Dr. Querubino, 342, Centro | Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura – em frente ao Salão Paroquial.
    Atendimento: Segundas as sextas-feiras, das 7h às 18h. Telefone: 3846-7700.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]