Aprovação do governo Lula cai enquanto reprovação aumenta, aponta nova pesquisa Ipec
Percentual de brasileiros que desaprovam a gestão cresce em três pontos desde o último levantamento.
Por Plox
18/09/2024 08h36 - Atualizado há 3 meses
Uma nova pesquisa do Ipec revelou que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma queda, enquanto a reprovação apresentou aumento. Segundo o levantamento, realizado entre 5 e 9 de setembro, 35% dos entrevistados avaliam a administração como ótima ou boa, enquanto 34% classificam a gestão como ruim ou péssima. Outros 28% a consideram regular.
Aprovação e reprovação praticamente empatadas
O levantamento, que entrevistou 2 mil pessoas com 16 anos ou mais, mostrou que a diferença entre os que aprovam e desaprovam o governo Lula é mínima, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que deixa os índices praticamente empatados. Em julho, 37% dos entrevistados avaliavam o governo como ótimo ou bom, dois pontos percentuais a mais do que agora. Já a reprovação subiu de 31% para 34%.
Insatisfação crescente entre os brasileiros
A pesquisa sinaliza uma tendência de insatisfação crescente. Desde julho, o aumento de três pontos percentuais na reprovação quase ultrapassa a margem de erro. Ao mesmo tempo, houve uma redução no número de brasileiros que consideram a gestão regular, caindo de 31% para 28% em setembro.