Quais países recebem melhor os imigrantes? Pesquisa revela

Levantamento feito pelo Gallup mostra o Canadá é o país que tem menos preconceito com estrangeiros, seguido da Islândia, Nova Zelândia, Austrália e Serra Leoa, na África Ocidental.

Por Plox

18/10/2020 13h24 - Atualizado há 10 dias

Está pensando em morar fora? Então veja a lista dos países que recebem melhor, que mais aceitam imigrantes.

Levantamento feito pelo Gallup mostra o Canadá é o país que tem menos preconceito com estrangeiros, seguido da Islândia, Nova Zelândia, Austrália e Serra Leoa, na África Ocidental.

Os EUA aparecem em sexto lugar no índice de aceitação de imigrantes.

Turista no aeroporto - Foto: Unsplash/ Erik Odiin

 

O índice é baseado em três perguntas que o Gallup fez em 140 países em 2016 e 2017 e atualizou novamente em 2019 em 145 países.

O instituto perguntou coisas como: ‘se as pessoas acham ou bom ou ruim os migrantes que vivem em seu país, se tornarem seus vizinhos e se casarem com suas famílias’.

O índice é a soma dos pontos das três questões, com uma pontuação máxima possível de 9,0 (todas as três são coisas boas) e uma pontuação mínima possível de zero (todas as três são coisas ruins). Quanto maior a pontuação, mais a população aceita migrantes.

Veja a lista:

Países que mais aceitam imigrantes

  1. Canadá 8,46
  2. Islândia 8,41
  3. Nova Zelândia 8.32
  4. Austrália 8,28
  5. Serra Leoa 8,14
  6. Estados Unidos 7,95
  7. Burkina Faso * 7,93
  8. Suécia 7,92
  9. Chad * 7,91
  10. Irlanda * 7,88
  11. Ruanda 7,88
    * Países que não constavam da lista em 2016-2017

Canadá e EUA têm uma longa história como países receptores de migrantes, mas as políticas de migração em cada país seguiram rumos diferentes desde que o primeiro-ministro Justin Trudeau abriu ainda mais as portas do Canadá e o presidente Donald Trump começou a fechá-las.

No entanto, a aceitação de migrantes entre os residentes de cada país permaneceu firme e relativamente inalterada em relação há três anos.

No Canadá, quase todos os moradores enxergam os migrantes que vivem em seu país (94%) e morando em seus bairros (95%) como coisas boas, enquanto mais de nove em cada 10 (91%) disseram que um migrante se casando com sua família seria uma boa coisa.

A maioria dos americanos disse o mesmo, embora não no mesmo grau que os canadenses.

o entanto, parece que essas mudanças nas políticas não mudaram drasticamente a aceitação dos migrantes pela maioria das pessoas. Os residentes em cada país, e particularmente no Canadá, estão aceitando os migrantes que continuarão a desempenhar um papel importante na formação do futuro de seu país.

Nove em cada 10 (90%) disseram que um migrante morando em sua vizinhança seria uma coisa boa, e porcentagens semelhantes disseram que migrantes morando em seu país (87%) e se casando em suas famílias (85%) seriam coisas boas.

Educação

Os mais educados são os mais aceitáveis
Na maior parte, como aconteceu em 2017, a aceitação de migrantes pelas pessoas segue os mesmos padrões tanto no Canadá quanto nos EUA.

A aceitação é maior entre aqueles com mais educação e entre aqueles que vivem em áreas urbanas.

Curiosamente, os padrões de idade nos dois países são diferentes.

Nos EUA, a aceitação foi maior entre os americanos mais jovens e diminuiu com a idade.

Entre os americanos com idades entre 15 e 29 anos, a pontuação do índice foi de 8,34; mediu quase um ponto inteiro abaixo entre aqueles com 65 anos ou mais (7,37).

No Canadá, não houve diferenças estatísticas reais por faixa etária.

Tanto o Canadá quanto os EUA têm uma longa história como países receptores, mas nos últimos anos, as políticas de cada país seguiram direções opostas. Até que a pandemia obrigasse o Canadá a desacelerar a imigração aos poucos, o país estava prestes a admitir mais de 1 milhão de residentes permanentes entre 2019 e 2021, com metas aumentando a cada ano. Nos EUA, estima-se que o governo Trump cortou a imigração legal pela metade desde que assumiu o cargo.

Wards Island, Toronto, Canadá - Foto: Caio Silva / Unsplash

Wards Island, Toronto, Canadá – Foto: Caio Silva / Unsplash

Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br/2020/10/17/quais-paises-recebem-melhor-imigrantes-pesquisa-revela/
PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2020