Apesar da crise, Cruzeiro ainda tem a maior torcida de Minas Gerais, segundo pesquisa

O time celeste é o preferido de 26,51% dos mineiros. O seu maior rival, o Atlético, tem 19,97% dos torcedores e o América detém 0,29%

Por Plox

18/10/2021 11h46 - Atualizado há mais de 2 anos

O Cruzeiro Esporte Clube tem vivido nos últimos dias os piores momentos de sua existência. Hoje, o grande desejo de sua torcida é que a equipe celeste saia da série B e volte a atuar junto a outros grandes clubes do futebol nacional. Mas, apesar dessa crise, o Cruzeiro ainda detém o maior número de torcedores do estado. Estes são os dados apurados pela pesquisa do  instituto DataTempo, de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (18). Conforme os dados apurados, o time celeste é o preferido de 26,51% dos mineiros. O seu maior rival, o Clube Atlético, ainda segundo a pesquisa, tem 19,97% dos torcedores do estado. O América Futebol Clube detém 0,29%. 
 

Esses números se referem ao mês de setembro. Os dados levantados também apontaram que o futebol ainda é o esporte preferido em Minas Gerais. Segundo a pesquisa 46,8% dos mineiros tem este esporte como seu preferido.
 

Campeão em títulos
A supremacia na quantidade de títulos importantes que o Cruzeiro possui é considerado um dos motivos para que o time tenha o maior número de torcedores e essa fidelidade deles, mesmo em tempo de crise. O Time celeste possui 20 Títulos oficiais nos níveis regional, nacional e internacional.
 

Piadas com o América Futebol Clube
Os dados da pesquisa divulgados hoje confirmam a relação histórica e a percepção pública vivenciada pelos três times mencionados acima. O Cruzeiro com 26,51% e o Atlético com 19,97%, se firmam indiscutivelmente como donos das maiores torcidas. O América Futebol Clube detém a quantidade ínfima de 0,29%.  Ser um time muito conhecido, mas ter um número tão pequeno de torcedores tem feito o América (verde) ser alvo de muitas piadas e histórias que zombam da falta de torcedores.

Uma dessas “histórias” afirma que uma vez foi tentado um encontro de todos os membros das torcidas do Cruzeiro, do Atlético e do América. Quem conta essa em uma roda de amigos, interrompe a fala dizendo que o encontro de todos os torcedores foi cancelado. Logo que algum ouvinte pergunta o motivo, o contador do “causo” sorri debochadamente e responde alto: “É que a Kombi que transporta todos os torcedores do América deu defeito”. A frase é sempre seguida de gargalhadas.

 

América Futebol Clube
Esse restaurante no Mercado Central de BElo Horizonte é decorado nas cores do América. Seu proprietário, conhecido como Jorge Americano, contou ao PLOX que não se importa com essas piadas sobre seu time

 

Internacional
Disputando com outros países, o time azul também se deu bem e tem 7 Títulos internacionais oficiais reconhecidos pela CONMEBOL.
O Cruzeiro venceu duas vezes a Copa Libertadores da América (1976 / 1997), portanto o bicampeão. Em 2013 o Clube Atlético Mineiro, após várias tentativas venceu essa disputa. Foi um dos momentos mais marcantes para o time rival do Cruzeiro. Até aquele momento a torcida preta e branca tinha que aguentar piadinhas dos cruzeirenses por não terem aquele título.

 

Torcida Cruzeiro
A mior torcida de Minas, segundo a pesquisa - foto: divulgação 

O Cruzeiro também é bicampeão da Supercopa Libertadores, que ele venceu em 1991 e 1992. A Copa de Ouro Nicolás Leoz (1995) também é uma conquista do Cruzeiro, que também venceu a Copa Máster da Supercopa (1995). Outro título internacional, comemorado pela torcida azul e branca, foi a vitória da Recopa Sul-Americana (1998).
 

Brasil
Aqui no Brasil o Cruzeiro tem 10 Títulos oficiais reconhecidos pela CBF. Por quatro vezes, a Raposa, como também é chamado, é tetracampeão e venceu o Campeonato Brasileiro de Futebol (1966 / 2003 / 2013 e 2014).
 

Quem acompanhou a Copa do Brasil de Futebol, teve que ver a taça sendo transportada até Minas Gerais por um ônibus azul e branco por 6 vezes. O Cruzeiro venceu essa disputa em 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018.  Foi o primeiro a conquistar a taça por dois anos consecutivos e inaugurou o termo hexacampeão, o que fez dele o  maior campeão da história da Copa do Brasil. 
 

Em Minas Gerais
Nas Minas Gerais, sua terra natal o Cruzeiro também soube mostrar qualidades. Por 38 vezes o Campeonato Mineiro foi vencido pelos cruzeirenses.

 

A equipe celeste também soube disputar regionais. Por duas vezes venceu a Copa Sul-Minas (2001 e 2002) tornando-se bicampeão. Em 1999, o time levou a Copa Centro-Oeste (1999) sendo ao todo 3 títulos oficiais reconhecidos.
 

Ipatinga Futebol Clube

Ainda no tema sobre a movimentação das torcidas, cabe destaque o Ipatinga Futebol Clube. O time que leva o nome da cidade do interior do estado, em um dado momento de sua história, teve uma arrancada meteórica, metáfora mencionada tanto pelo brilho rápido como pelo apagamento mais rápido ainda. Rapidamente o time do interior virou assunto nacional. 

 

Musa do futebol
Musa do Ipatinga em 2008 - Foto: divulgação
Thalita Andrade - foto: divulgação

A sua então musa Thalita Andrade venceu um concurso no programa Luciano Hulk, da Rede Globo de Televisão. Na época, ela fez um ensaio fotográfico para o PLOX, destacando alguns pontos da cidade de Ipatinga, incluindo o Parque Ipanema. Eram tempos áureos para os moradores do Vale do Aço que passaram a ter disputas de grandes times nacionais realizadas no estádio Ipatingão.

 

Um vídeo postado no Youtube mostra a final do concurso na Rede Globo


 

Destaques