Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Governo estuda antecipar pagamento do 13º de aposentados e pensionistas

    Segundo as informações, a ideia do Governo Federal é usar a antecipação para conter os efeitos da pandemia

    Por Plox

    19/02/2021 18h55 - Atualizado há 7 meses

    O pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá ser antecipado. Essa é uma das ideias da equipe econômica do Governo Federal para injetar cerca de R$ 50 milhões na economia.

    Por conta da pandemia, o mesmo foi feito em 2020, quando o Governo Federal antecipou as duas parcelas dos pagamentos dos aposentados e pensionistas. Para esse ano, a ideia é que as antecipações possam começar em março.

    As informações são do portal IG. Segundo a publicação, além da antecipação do Pis/Pasep, que já vem acontecendo, o Governo pretende injetar na economia, em cada parcela da antecipação dos aposentados e pensionistas, cerca de R$ 25 milhões.

    Calendário

    A equipe econômica estuda começar a fazer o pagamento das antecipações já em março, porém, para isso, é necessário a definição de um calendário.

    De acordo com o IG, a disponibilidade para essa antecipação em 2021 depende do caixa do Tesouro Nacional, que precisa administrar RS 700 bilhões, além de manter o compromisso com investidores da dívida pública.

    A estratégia pode ser barrada pela aprovação do auxílio emergencial, que deverá ser votado na próxima semana.

    A antecipação era uma das alternativas estudadas para conter os efeitos da pandemia na economia, porém, a ideia, mesmo com a aprovação do auxílio, é bem vista pela equipe do Governo Federal.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]