Ipatinga

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Em nova Live, prefeito de Ipatinga detalha medidas durante onde roxa

    Entre as informações, o prefeito citou sobre o IPTU, que seu pagamento será prorrogado neste primeiro momento em 15 dias

    Por Plox

    19/03/2021 00h27 - Atualizado há 6 meses

    Nesta quinta-feira (18), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, após retornar de Brasília, realizou uma live com transmissão do Plox, onde falou sobre a nova realidade da cidade estando na onda roxa, imposta pelo Governo do Estado.

    Entre as informações, o prefeito citou sobre o IPTU, que seu pagamento será prorrogado neste primeiro momento em 15 dias, devido ao período que devem ser interrompidas atividades não essenciais na cidade. Gustavo Nunes relatou que entende a dificuldade passadas pelos comerciantes neste momento.

    “Como nós temos essa deliberação 130 do estado da onda roxa, que gera grandes prejuízos econômicos pela limitação das atividades, nós estamos determinando a prorrogação da cobrança do IPTU para o mês, então, todas as parcelas do IPTU serão prorrogadas, a princípio por 15 dias que é período que nós vamos ficar na onda roxa em todo o território do estado de Minas Gerais”, disse.

    Foto: Reprodução

     

    Faixa azul

    Na manhã desta quinta, em suas redes sociais, Gustavo Nunes já tinha falado sobre a suspensão da cobrança do faixa azul durante esses dias em que o comércio ficará fechado. Na live desta noite o prefeito disse que não faz sentido o estacionamento ser cobrado se não tem lojas abertas. 

    “Uma vez que o governo do estado não quer permitir o funcionamento geral das atividades comerciais, nós entendemos que não faz sentido ter a cobrança do estacionamento zona azul”, comentou o prefeito. 

    Apesar de proibir a cobrança do estacionamento devido aos 15 dias de onda roxa, ele pediu aos comerciantes e lojistas que quando voltarem não ocupem vagas de clientes em frente às lojas, por que na sua visão isso diminui o fluxo de consumidores no comércio da cidade.    

    Comércio

    Um dos pontos mais falados na onda roxa é a questão do que pode abrir ou não, durante estes 15 dias, na live o chefe do executivo citou o art 3º, que consta na deliberação 130 do Governo do Estado, que diz o seguinte:

    Art. 3º Os Municípios, no âmbito de suas competências, devem suspender todos os serviços, comércios, atividades ou empreendimentos, públicos ou privados, que não sejam essenciais nos termos desta deliberação.

    II - às atividades comerciais que se realizarem por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares, e de entrega de mercadorias em domicílio ou de retirada em balcão, vedado o consumo no próprio estabelecimento;

    Ou seja, a deliberação da direito aos estabelecimentos de apenas realizarem as vendas de forma online, via delivery ou com retirada no local, sem consumo dentro do estabelecimento.

    Veja a live do prefeito Gustavo Nunes:

    Igrejas

    Os cultos e missas podem acontecer, de acordo com o que foi falado pelo prefeito ao ler a deliberação na live, mas devem seguir de forma rigorosa as medidas sanitárias com apenas 30% dentro da sua capacidade no local onde estiver acontecendo o encontro religioso.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]