Onda roxa: veja o que pode funcionar nas feiras livres em Ipatinga
Durante uma live falando sobre a onda roxa, Gustavo Nunes, prefeito de Ipatinga, falou sobre as feiras livres
Por Plox
19/03/2021 08h08 - Atualizado há mais de 3 anos
Na noite dessa quinta-feira (18), Gustavo Nunes, prefeito de Ipatinga, realizou uma live com transmissão do Plox, onde falou sobre a nova realidade da cidade estando na onda roxa, imposta pelo Governo do Estado.
Durante a live, dentre os assuntos sobre restrições, o prefeito falou sobre as feiras livres. “Apenas os feirantes que comercializam hortifrutigranjeiros, carnes e peixes podem funcionar, porque esses também são considerados como serviço essencial”, disse.
Segundo um feirante, que conversou com o Plox, as feiras livres estão funcionando em todos os locais já existentes, seguindo as recomendações e com os serviços considerados essenciais.
Comércio
Um dos pontos mais falados na onda roxa é a questão do que pode abrir ou não, durante estes 15 dias, na live o chefe do executivo citou o art 3º, que consta na deliberação 130 do Governo do Estado, que diz o seguinte:
Art. 3º Os Municípios, no âmbito de suas competências, devem suspender todos os serviços, comércios, atividades ou empreendimentos, públicos ou privados, que não sejam essenciais nos termos desta deliberação.
II - às atividades comerciais que se realizarem por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares, e de entrega de mercadorias em domicílio ou de retirada em balcão, vedado o consumo no próprio estabelecimento;
Ou seja, a deliberação da direito aos estabelecimentos de apenas realizarem as vendas de forma online, via delivery ou com retirada no local, sem consumo dentro do estabelecimento.
Veja a live do prefeito Gustavo Nunes
Faixa azul
Na manhã desta quinta, em suas redes sociais, Gustavo Nunes já tinha falado sobre a suspensão da cobrança do faixa azul durante esses dias em que o comércio ficará fechado. Na live desta noite o prefeito disse que não faz sentido o estacionamento ser cobrado se não tem lojas abertas.
“Uma vez que o governo do estado não quer permitir o funcionamento geral das atividades comerciais, nós entendemos que não faz sentido ter a cobrança do estacionamento zona azul”, comentou o prefeito.