Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Inauguração do terminal Mato Alto no corredor Transoeste do BRT
Novo terminal amplia infraestrutura de transporte em Guaratiba
19/05/2024 às 21:39por Redação Plox
19/05/2024 às 21:39
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Neste domingo (19), a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou o Terminal Mato Alto, em Guaratiba, como parte do corredor Transoeste do BRT. O novo terminal, construído no lugar da antiga estação demolida, é 15 vezes maior que a anterior. Essa é a segunda grande ampliação no corredor Transoeste, após a inauguração do Terminal Magarça no dia 31 de março. As inaugurações dos terminais Curral Falso e Pingo D'Água estão previstas para 2024.
Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio
Expansão e Infraestrutura
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, comentou: “Pingo D’Água está quase pronto e Curral Falso também. Acho que, ao longo dos próximos 60 dias, a gente entrega esses dois.”
O Terminal Mato Alto conta com uma área coberta de 1.007 metros quadrados, incluindo dois terminais alimentadores (Norte e Sul) para ônibus comuns e vans, dois bicicletários com capacidade para 512 bicicletas e uma ciclovia de 2.750 metros. O terminal alimentador Norte já está funcionando, atendendo passageiros no sentido Barra – Santa Cruz/Guaratiba. As obras do terminal alimentador Sul começarão no fim do mês e devem ser concluídas em 90 dias.
A antiga estação provisória será desmontada e os ônibus serão redirecionados para o terminal alimentador Norte durante as obras. A construção do Terminal Mato Alto também incluiu dois novos viadutos, com um total de 590 metros de extensão, e retornos para veículos comuns.
Operação das Linhas de BRT
Sete linhas de BRT irão operar no Terminal Mato Alto:
Linha 10: Santa Cruz x Alvorada - expresso
Linha 11: Santa Cruz x Alvorada - parador
Linha 12: Pingo D'Água x Alvorada - expresso
Linha 13: Mato Alto x Alvorada - expresso
Linha 19: Pingo D'Água x Salvador Allende - expresso
Linha 20: Santa Cruz x Salvador Allende - expresso
Linha 25: Mato Alto x Alvorada - parador
Linhas de Ônibus Alimentadoras
As linhas que fazem ponto final nos terminais alimentadores são:
872: Praia de Sepetiba – Terminal Mato Alto
885: Terminal Mato Alto – Santa Cruz
853: Vila Kennedy – Terminal Mato Alto
SV853: Vila Kennedy – Terminal Mato Alto
883: Bangu – Terminal Mato Alto
As linhas que passam pelos terminais alimentadores incluem:
852: Terminal Campo Grande - Pedra de Guaratiba
SP852: Terminal Campo Grande – Piraquê
866: Terminal Campo Grande - Pedra de Guaratiba
857: Terminal Campo Grande - Terminal Pingo d´Água
867: Barra de Guaratiba - Terminal Campo Grande
Com a inauguração do Terminal Mato Alto, a infraestrutura de transporte em Guaratiba é significativamente melhorada, beneficiando milhares de passageiros diariamente.