Unileste oferece atendimento jurídico gratuito em Fabriciano

Instituição participa do 2º OAB na Praça, por meio de seu Núcleo de Práticas Jurídicas e Judiciárias (NPJJ)

Por Plox

19/08/2022 08h32 - Atualizado há quase 2 anos

Estudantes e professores do curso de Direito do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) marcam presença na segunda edição do projeto OAB na Praça, que acontece no sábado (20), das 8h às 12h, na Praça da Estação, no centro de Coronel Fabriciano. A ação é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da cidade, e tem apoio e participação do Centro Universitário.  

 

O objetivo do OAB na Praça, segundo o presidente da subseção da Ordem de Coronel Fabriciano, Doutor Leonardo Augusto Pires Soares, é prestar orientação jurídica para comunidade, com foco no atendimento para população de baixa renda. Durante o evento, a população poderá tirar dúvidas relacionadas às áreas Trabalhista, Previdenciária, Criminal, do Consumidor, Cível e da Família. “Além desse trabalho de orientação, a população contará com outros atendimentos, como o CRAS Itinerante, um serviço municipal que, dentre outras atividades, realizará cadastro único no evento e também sequenciará atendimentos para os munícipes que na Praça comparecerem”, declara Leonardo.  

 

Pelo Unileste, serão ofertados atendimentos prestados pelos alunos, do 7º ao 9º período do curso de Direito, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e Judiciárias (NPJJ) da Instituição. “Realizaremos um mutirão de atendimento à comunidade, com prestação de esclarecimentos jurídicos e encaminhamento adequado aos diversos órgãos de proteção. Será uma excelente oportunidade para quem necessita de auxílio jurídico e não sabe a quem recorrer, e também para nossos discentes, que aplicarão seus conhecimentos na prática profissional”, explica a coordenadora do NPJJ, Profa. Doutora Dahyana Siman.  

Foto: Divulgação Unileste

 

Para o coordenador do curso de Direito do Unileste, Prof. Mestre Wallace Carvalho, a iniciativa ressalta a afinidade do Centro Universitário e da Ordem dos Advogados na luta contínua em defesa dos valores sociais e humanitários. “O Unileste tem profundo respeito pelas pessoas e reconhece sua responsabilidade com a população ao seu entorno, assim como está também enraizado na missão da OAB. Por isso, a instituição e seus estudantes fazem questão de participar de ações de cidadania, que promovem benefícios para a comunidade, que costuma ser carente com muitos problemas jurídicos", conclui Wallace.  

 

Núcleo de Práticas Jurídicas e Judiciárias do Unileste  

 

No Núcleo de Prática Jurídica e Judicial (NPJJ), estudantes do 7º ao 10º período do curso de Direito se dedicam ao atendimento de pessoas que, normalmente, não poderiam arcar com os custos de contratação de um advogado particular. Os discentes são orientados e supervisionados por professores do curso, aliando o contato com a comunidade ao exercício da profissão nas áreas cível e penal.  

Foto: Divulgação Unileste

 

Para obter atendimento gratuito no Núcleo, é preciso possuir renda familiar, comprovada, de até dois salários mínimos, observando o número de dependentes. O NPJJ está localizado no Unileste campus Coronel Fabriciano, no Bloco I, Sala 204. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3846-5790 ou pelo e-mail: [email protected].  

 

Destaques