Por Plox
19/11/2023 19h37 - Atualizado há 17 diasOs estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina vivenciaram tragédias devido a intensos temporais nos últimos dias. No Rio Grande do Sul, ao menos quatro pessoas, incluindo mãe e filha, perderam a vida, e outras três em Santa Catarina. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), relatou nas redes sociais que 38 municípios reportaram ocorrências, afetando mais de 31 mil pessoas, com 399 desabrigadas e 1.665 desalojadas. A Defesa Civil está atuando na entrega de ajuda humanitária.
Buscas em Andamento Em Santa Catarina, um homem de 70 anos está desaparecido desde sábado (18/11), conforme informações do NSC Total, parceiro do Metrópoles. A casa do idoso foi arrastada pela cheia do rio em Praia Grande, no sul do estado. As buscas pela vítima estão em andamento, com a utilização de equipes em solo e drones, dada a dificuldade de acesso à comunidade isolada de Rio do Boi.
Impacto em Santa Catarina Santa Catarina enfrenta uma situação crítica com 5.745 pessoas desabrigadas. Até o momento, foram confirmadas três mortes no estado. As chuvas provocaram estragos em 62 municípios catarinenses, com 64 municípios em situação de emergência e oito em estado de calamidade pública.
Consequências em São Paulo Em São Paulo, o temporal entre a noite de sábado e a madrugada de domingo resultou na queda de 100 árvores e na interrupção temporária das operações no aeroporto de Congonhas. Vários bairros enfrentaram queda de energia, mas felizmente não houve registros de vítimas. A cidade, junto com nove estados e o Distrito Federal, está em alerta para tempestades.