Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Vale do Aço tem queda no número de furtos e roubos de veículos em 2023

As taxas de subtração por cidade também variam, segundo dados da Polícia Civil

19/12/2023 às 11:28 por Redação Plox

A Área Metropolitana do Vale do Aço registrou uma diminuição de 23% no número de veículos automotores roubados ou furtados. Pesquisas realizadas pelo 12º Departamento de Polícia de Ipatinga mostram que houve uma queda notável nos índices de crime entre 2022 e 2023 nas cidades da região. Em Ipatinga, por exemplo, o número de veículos subtraídos caiu de 518 em 2022 para 415 em 2023, uma redução de cerca de 20%. Similarmente, em Coronel Fabriciano, houve uma queda de 25% (de 64 para 48 veículos) e em Santana do Paraíso, a redução foi de 32% (de 47 para 32 veículos). Por outro lado, Timóteo foi a exceção, com um aumento de 11% (de 45 para 50 veículos).

Fotos: reprodução

 

No total, a região teve 674 veículos roubados ou furtados em 2022, diminuindo para 545 em 2023, o que equivale a uma queda de 19%. Analisando os casos de furto e roubo especificamente, foram registrados 504 furtos e 41 roubos. As taxas de subtração por cidade também variam, com Coronel Fabriciano apresentando a menor taxa (9,08 a cada 10 mil veículos) e Santana do Paraíso a maior (26,28).

Os dias mais críticos para subtrações de veículos em Ipatinga foram domingos e segundas-feiras, com 72 ocorrências em cada dia ao longo do ano. As motocicletas são os veículos mais visados pelos criminosos, seguidos por automóveis, camionetas, entre outros.

Em toda a área do 12º Departamento de Polícia, conforme informado pelo Delegado Gilmaro Alves Ferreira, também houve uma redução de 17% nas subtrações, de 1.469 em 2022 para 1.220 em 2023. Esta queda é considerada significativa, dada a grande frota de veículos na região, que totaliza 962.203 unidades.

O crescimento do número de veículos também é notável. Em 2022, a frota de veículos em Ipatinga era de 161.588, sendo a oitava maior de Minas Gerais; Coronel Fabriciano tinha 52.838; Timóteo, 48.834; e Santana do Paraíso, 12.176. Notavelmente, Santana do Paraíso teve um aumento de 298% na sua frota desde 2010.

Algumas dicas para evitar roubos de veículos: 

a) Ao estacionar ou parar seu veículo, observe o local e seu entorno. Em caso de atitudes suspeitas, afaste-se do local. 

b) Mantenha distância de outros veículos, buscando uma visão mais ampla do entorno. 

c) Evite permanecer dentro do carro quando estiver estacionado. Tranque seu veículo e fique nas proximidades a uma distância segura para observar sem chamar atenção. 

d) Evite caminhar com as chaves à mostra. Antes de destravar para entrar no veículo, verifique o entorno de maneira discreta. 

e) Utilize a tecnologia a seu favor, trafegando em locais conhecidos. Estude o itinerário com antecedência, pesquisando sobre o local ou locais para onde está se deslocando, especialmente em viagens. 

f) No caso de atirarem pedras em seus vidros, tenha cuidado ao parar em locais ermos e sem iluminação. Busque sempre um local seguro para a parada, pois é comum que assaltantes utilizem essa técnica para roubos. Além disso, esteja atento a outros cuidados necessários.

Compartilhar a notícia

Veja também
Joyce
GERAL

Jovem grávida assassinada em Ipatinga será sepultada hoje (6)

O sepultamento tem previsão para ocorrer às 10h no Cemitério Parque Senhora da Paz, na avenida Londrina, no bairro Veneza

 Foto: Matheus Valadares/Plox.
GERAL

'Cinza vazio' dá lugar às cores e muro da Aperam se transforma em grande painel de arte a céu aberto

A obra traz uma perspectiva 3D, assim, quem segue no sentido BH/Timóteo visualiza desenhos diferentes de quem segue no fluxo oposto

GERAL

Incêndio de grandes proporções destrói residência em Coronel Fabriciano

A origem provável do fogo foi uma ligação elétrica clandestina, com risco elevado de eletrocussão devido aos fios expostos por toda a residência.

Wallace Barreto, diretor executivo da WR Construtora
GERAL

WR garante que preservará 70% da mata do Horto em Ipatinga em futuro empreendimento

Em entrevista à Plox Brasil, o empreendedor rebateu as acusações de que o cinturão verde no Horto em Ipatinga será desmatado

para você
onibus
FAMOSOS

Ônibus da dupla Leandro e Romário bate em carreta no Mato Grosso

Dupla e equipe técnica não precisaram de atendimento médico após acidente

Parkinson
SAúDE

Vídeo: portador de Parkinson que implantou chip no cérebro fala sobre resultados

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Parkinson é uma das doenças neurodegenerativas mais prevalentes, afetando cerca de 1% da população global com mais de 65 anos

ECONOMIA

‘Sebrae na sua Empresa’ vai atender 11,2 mil pequenos negócios no Rio Doce e Vale do Aço

Cerca de 250 agentes de orientação empresarial vão visitar micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais em mais de 300 cidades mineiras

lugao
POLíTICA

Luciano Lugão é eleito Presidente da Câmara de Fabriciano

Lugão obteve 9 votos contra 7 da chapa encabeçada por Cristiano do Cais (DEM)