Vizinho confessa assassinato e esquartejamento de menino de 10 anos em SP
Garoto estava desaparecido desde o dia 11 de dezembro; partes do corpo ainda não foram encontradas
Por Plox
19/12/2024 09h00 - Atualizado há 5 meses
O corpo de um menino de 10 anos, que estava desaparecido desde o dia 11 de dezembro, foi encontrado esquartejado na cidade de Assis, no interior de São Paulo. Um homem de 46 anos, vizinho da criança, foi preso após confessar o crime. De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, o suspeito afirmou que indicará o local onde estão os braços e a cabeça da vítima, além da bicicleta que o menino usava no dia do desaparecimento.

Imagens registradas antes do sumiço mostraram o garoto andando de bicicleta na rua após sair de casa. Durante as buscas, familiares relataram que o suspeito, identificado apenas como Luiz Fernando, era borracheiro e recebia frequentemente crianças em sua residência para consertar bicicletas.
Confissão do crime e prisão do suspeito
O suspeito foi ouvido na última terça-feira (17), quando confessou o crime com detalhes. Ele relatou à polícia que atraiu o menino para uma área de mata com a promessa de conversar com ele. Segundo seu depoimento, houve um desentendimento entre os dois e ambos teriam arremessado pedras um contra o outro. O homem afirmou que, após atingir o garoto com uma pedra, percebeu que ele estava sem vida. Na sequência, ele se deslocou para buscar uma ferramenta usada para esquartejar o corpo.
O delegado responsável pelo caso, Tiago Bergamo, informou que Luiz Fernando chegou a ser liberado após um primeiro depoimento, mas foi preso horas depois. Ele está em prisão temporária de 30 dias, mas a polícia pretende solicitar a conversão para prisão preventiva, o que permitiria mantê-lo detido por tempo indeterminado.
Investigação e laudo pericial
A Polícia Civil ainda aguarda o resultado do laudo necroscópico para identificar se a vítima sofreu abuso sexual. Até o momento, o suspeito nega qualquer tipo de violência sexual contra o menino. As autoridades também investigam se ele agiu sozinho ou contou com a ajuda de outras pessoas.
Conforme o delegado Tiago Bergamo, o suspeito tem um comportamento calmo e fala mansa, o que causou estranheza diante da gravidade do crime. "Ele não aparenta ser o monstro que praticou esse tipo de crime. [Ele] é bem tranquilo", afirmou Bergamo.
A polícia ainda apura se Luiz Fernando esteve envolvido em outros crimes. Segundo as autoridades, ele não possuía antecedentes criminais e morava na mesma casa em Assis havia seis anos.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que não divulgará detalhes adicionais, pois as investigações estão sob sigilo.