Rússia informa contaminação de "novo vírus" de gripe aviária em humanos

Além da Rússia, outros países têm relatado surtos da cepa H5N8, mas apenas em aves

Por Plox

20/02/2021 16h27 - Atualizado há 7 dias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu da Rússia a informação de que o país registrou o primeiro caso de transmissão de uma nova cepa de vírus denominada H5N8, que é oriunda da gripe aviária.

Segundo os relatos encaminhados, sete funcionários de uma granja foram confirmados como contaminados por essa variação do vírus influenza.

 A confirmação foi feita depois que um grande surto da doença atingiu o local. Segundo os relatos, esse fato aconteceu no mês de dezembro último. O comunicado foi feito pela agência russa de vigilância sanitária, ROSPOTREBNADZOR, por meio de sua diretora, Ana Popova. Ela disse que “o caso está controlado”, garantiu. 

Além da Rússia, outros países têm relatado surtos da cepa H5N8, mas apenas em aves. Os últimos relatos ocorreram em vários países da Europa, na China, no Oriente Médio e no norte da África. Além dessa cepa, outra também derivada do vírus influenza, conhecida como H5N1, também já se mostrou transmissível das  aves para os seres humanos. Ela também é transmissível de um humano para o outro, assim como as H79 e H9h02.

Sintomas 

A diretora da agência russa garantiu que essa nova cepa que contaminou alguns trabalhadores da granja gerou sintomas leves. Ela garantiu também que os sete infectados já estão se recuperando.

"Não está sendo transmitido de pessoa para pessoa, mas apenas o tempo irá dizer se futuras mutações poderão transpor essa barreira", complementou a diretora  Anna Popova.

  

H5N8 gripe aviaria
Foto:(Wilson Dias/ABr)
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/02/20/russia-diz-ter-identificado-cepa-de-gripe-aviaria-h5n8-em-humanos
PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021