Aeroporto do Vale do Aço espera alta de 79% no movimento de passageiros durante feriado de Tiradentes

A Infraero estima que cerca de 2.857 pessoas devem passa pelo aeroporto regional entre quinta-feira (20) e segunda-feira (24)

Por Matheus Valadares

20/04/2023 15h59 - Atualizado há cerca de 1 ano

O feriado de Tiradentes promete movimentar os aeroportos no Brasil, e na Região do Vale do Aço não será diferente. A Infraero estima que cerca de 2.857 pessoas devem passa pelo aeroporto regional entre quinta-feira (20) e segunda-feira (24).

No mesmo feriado no ano passado, o Aeroporto Regional do Vale do Aço recebeu uma movimentação de 1.594 passageiros, o que representa um aumento de 79% em 2023 comparado ao ano anterior.

O número de voos também irá aumentar neste ano, comparando com o ano anterior. Ainda segundo os dados da Infraero, neste ano terá 48 voos no aeroporto regional, enquanto em 2022 foram realizados apenas 30 voos. O que representa um aumento de 60% de um ano para o outro.

Aeroporto Regional do Vale do Aço terá aumento em fluxo de passageiros e voo. Foto: Matheus Valadares/Plox/Arquivo.

 

Rosângela Reis destina emendas para melhoria de aeroporto regional do Vale do Aço
A deputada Rosângela Reis, do Partido Liberal (PL), se reuniu nesta terça-feira (14) com o ministro Márcio França, responsável pela pasta de Portos e Aeroportos, para discutir a melhoria da infraestrutura do aeroporto regional do Vale do Aço, em Minas Gerais.

Durante a reunião, ficou acordado que a deputada Rosângela Reis destinará R$500 mil em emendas para a Infraero, empresa responsável pela administração do aeroporto. Em contrapartida, a Infraero se comprometeu a adquirir três equipamentos que permitirão a operação de aeronaves maiores no aeroporto regional do Vale do Aço.

Com essas melhorias, o aeroporto regional do Vale do Aço poderá receber aeronaves maiores. Foto: Divulgação/Assessoria Rosângela Reis.

 

Equipamentos adquiridos pela Infraero viabilizam operação de aeronaves maiores

Os equipamentos que serão adquiridos pela Infraero incluem o PAPI (Precision Approach Path Indicator), um farol de aeródromo e equipamentos de rádio. Com essas melhorias, o aeroporto regional do Vale do Aço poderá receber aeronaves maiores, o que pode atrair mais investimentos e fomentar o desenvolvimento da região.

“Saio satisfeita com o compromisso do governo federal em comprar os equipamentos, que será uma forma de desenvolver o aeroporto. Vou, em contrapartida, fazer a indicação de R$500 mil para a Infraero. É importante deixar claro que nosso mandato será pautado no diálogo e na busca de desenvolvimento para a nossa região”, afirmou a deputada.

Aeroporto do Vale do Aço passará a receber voos da Latam em maio
A VOEPASS Linhas Aéreas anunciou a expansão de seu contrato de codeshare com a LATAM Airlines, incorporando 13 novos destinos brasileiros a partir de 9 de maio. Essa ampliação visa conectar ainda mais cidades do país e fortalecer a aviação regional.

Foto: Latam/Divulgação

 

Novos destinos e benefícios para os clientes

Os novos destinos disponíveis para os clientes LATAM são: Ipatinga (MG), Barreiras (BA), Feira de Santana (BA), Valença (BA), Paulo Afonso (BA), Teixeira de Freitas (BA), Lençóis (BA), Fernando de Noronha (PE), Uruguaiana (RS), Santa Maria (RS), Pelotas (RS), Santo Ângelo (RS) e Aracati (CE). Com essa expansão, o acordo de codeshare atual já contempla 18 destinos em todo o Brasil.

As operações desses novos destinos serão realizadas pela VOEPASS com aeronaves modelo ATR72, com capacidade para até 70 passageiros.

GOL passará a operar no Aeroporto do Vale do Aço com Boeing 737, de maior capacidade
A GOL Linhas áreas anunciou que irá atuar com os jatos Boeing 737, de maior capacidade, em quatro cidades do país. O Aeroporto Regional do Vale do Aço, Ipatinga/Vale do Aço (IPN) é um dos irão receber o jato, para 186 passageiros.

Segundo a GOL, as bases de Araçatuba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e Ipatinga/Vale do Aço, em Minas Gerais, inauguradas em 2022, passarão a receber o Boeing 737.

Os voos partirão e chegarão ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a partir de 9 de maio para as cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Já Araçatuba e Ipatinga/Vale do Aço, os voos estão previstos para começar em julho.

Boeing da GOL. Foto: divulgação

 

Conforme divulgado pela GOL, na capital paulista, os passageiros que fizerem esses voos poderão se conectar a outros destinos, como Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Vitória e Goiânia.

Destaques